Portal da Cidade Brusque

Baleia Azul: jogo de desafios na internet estaria induzindo jovens ao suicídio

Trata-se do jogo Baleia Azul, feito através de conversas no WhatsApp

Publicado em 18/04/2017 às 01:00

Foto: ilustração

Internet: fonte de informações, oportunidades e entretenimento. Porém, também, por ser um ambiente de difícil aplicação das leis, se torna palco de disseminação das piores coisas possíveis. Como, por exemplo, o jogo Baleia Azul (ou Blue Whale Game). Através de grupos de conversas no aplicativo mensageiro WhatsApp, os integrantes são desafiados a praticarem atividades perigosas como, por exemplo, cortar a si próprio. 

O pior de tudo, porém, é o último desafio do referigo "jogo": o suicídio. Já há relatos da existência do jogo em várias partes do Brasil e em Santa Catarina, inclusive, uma mãe quase perdeu seu filho, que tentou tirar a própria vida. Segundo a mulher, seu filho foi convidado a participar através do Facebook, sendo, posteriormente, adicionado a um grupo de WhatsApp, onde os desafios começaram.

Uma das 50 fases do jogo seria riscar em um dos braços a figura da baleia que dá nome ao jogo. 

Segundo especialistas, hábitos noturnos e comportamento depressivo devem ser investigados a fundo. 

O jogo

Tudo teria começado com uma notícia falsa que se tornou viral em 2015, alegando que o jogo Baleia Azul teria matado mais 130 pessoas na Rússia. Porém, tal divulgação teria causado contágio entre os jovens brasileiros, fazendo com que o jogo se tornasse real. A Polícia Civil de vários estados já investigam o delito, que pode ser classificado como associação criminosa, lesão corporal, ameaça e até homicídio. Segundo relatos, os mentores ameaçam as vítimas se elas deixarem o jogo.

 

Fonte:

Deixe seu comentário