Portal da Cidade Brusque

CULTURA

Fundação José Walendowsky apresenta ações dos 150 anos da Imigração Polonesa

Atividades de comemoração acontecem em agosto. Integrando parte das ações, serão inauguradas esculturas do artista David Rodrigues.

Publicado em 10/06/2019 às 22:57

Representantes da Fundação José Walendosky, que atua para preservar a cultura da colonização polonesa em Brusque, apresentou à prefeitura o cronograma de ações dos 150 anos da imigração polonesa. A reunião com o prefeito Jonas Paegle e vice Ari Vechi aconteceu nesta segunda-feira (10).

Para os festejos serão inauguradas esculturas do artista David Rodrigues. A primeira obra é inspirada em uma escultura do polonês Jan Zak, que depois de se naturalizar brasileiro ficou conhecido como João Zacco Paraná. É uma réplica da obra “O Semeador”, que simboliza a cultura, as tradições e a força do trabalho dos poloneses.

Já a segunda obra, que será iniciada em julho, simboliza o batizado do menino Estevão Sienovski, que nasceu em 1869, ainda no navio que trouxe para Brusque as primeiras 16 famílias de imigrantes poloneses. Ele foi batizado pelo Padre Gattone no dia 25 de agosto do mesmo ano. 

“Por isso 25 de agosto é o Dia Municipal da Imigração Polonesa para Brusque”, explica o presidente da Fundação, João Paulo Loyola Walendowsky. 

O prefeito parabenizou a entidade em nome da Administração Municipal. “Brusque tem muito respeito e admiração por seus imigrantes e os poloneses fazem parte desta história”, ressaltou. 

Fonte:

Deixe seu comentário