Portal da Cidade Brusque

Fé na pandemia

Igreja Matriz é exemplo nacional na realização de missas em meio a pandemia

Pároco Diomar Romaniv fez um balanço sobre as medidas tomadas pela Paróquia

Publicado em 16/06/2020 às 23:57

(Foto: Fotos: Thiago Facchini)

Quando se trata de respeito ao isolamento social, as equipes da Igreja Matriz São Luís Gonzaga sabem falar do assunto com propriedade. Nas últimas semanas, com o retorno das missas e realizações das celebrações remotas, o templo virou exemplo no Brasil para que diversas comunidades também possam retornar gradativamente as atividades de forma segura. 

Com o decreto do Governo do Estado que autorizava o retorno das celebrações em igrejas e com as recomendações da Arquidiocese de Florianópolis, a Paróquia São Luís Gonzaga fez um teste e retomou, no dia 25 de abril, às missas apenas na Igreja Matriz, no centro de Brusque.

Após uma semana de análises, a Paróquia adotou medidas de distanciamento e de proteção que foram extremamente essenciais para a realização das missas remotas.

Igreja Matriz, em Brusque

Como funciona?

De início, a capacidade máxima aceita seria de 30% de ocupação. Ou seja: 265 vagas. Porém, respeitando ainda mais o distanciamento entre os bancos, apenas 180 pessoas conseguem participar das celebrações. 

Diversas equipes participam auxiliando a Paróquia São Luís Gonzaga neste retorno. O grupo responsável pela acolhida fica na porta da igreja no início das celebrações controlando a entrada, distribuindo álcool em gel nas mãos dos fiéis, e verificando se todos estão fazendo uso de máscara.

Após cada celebração a igreja é fechada para limpeza dos bancos. Além disso, no período da tarde, um funcionário fica supervisionando a igreja. Caso alguém entre para rezar, este limpa o banco após a saída do fiel, evitando, assim, qualquer maneira de proliferação do vírus, até nos mínimos detalhes.

E foram os detalhes que levaram a Matriz a ser exemplo para diversas outras paróquias. Inclusive, recentemente, uma comunidade do Rio de Janeiro solicitou saber mais informações sobre o case do santuário. O intuito foi adaptar os protocolos sanitários utilizados em Brusque para que a comunidade fluminense também pudesse viabilizar o retorno das celebrações presenciais.

A Paróquia São Luís Gonzaga também foi notícia na Agência Católica de Informações (ACI), um portal de notícias peruano que traz informações sobre o catolicismo do mundo inteiro.

Espaços entre bancos são separados por fitas

Fortalecimento da comunicação

Diversas equipes trabalham para que todas as medidas sejam seguidas corretamente. A Pastoral da Comunicação (Pascom) realiza lives das missas nas redes sociais da Paróquia. Além disso, a Matriz conta com o apoio de uma empresa de Joinville e da Ideia Comunicação, que faz a assessoria de imprensa.

As missas na Matriz passaram a ser transmitidas, também, pela TV Brusque/SER, com conteúdo divulgado tanto na televisão quanto no canal do Youtube da Paróquia São Luís Gonzaga. As missas também são transmitidas pelo rádio.

Segundo o pároco Diomar Romaniv, foi feito um grande investimento na comunicação para que as celebrações possam chegar até a casa das pessoas do grupo de risco e que não podem estar presentes nas missas.

Aumento da demanda

O número de fiéis dentro da igreja Matriz não pode passar de 180. Porém, ainda mais pessoas estão interessadas em participar das celebrações, o que traz certa preocupação para a Paróquia.

“Não é que nós queremos que essas pessoas não venham rezar. Queremos prezar por esta responsabilidade que nós temos em ser referência e estar com uma experiência dando certo. Prezamos, sobretudo, pelo cuidado da saúde das pessoas, tanto destes que estão chegando a mais, quanto aqueles que já estão na igreja”, explica o pároco Diomar.

Missas são transmitidas ao vivo

Celebração de São Luís Gonzaga

No próximo final de semana seria realizada a tradicional festa de São Luís Gonzaga. Porém, por conta da pandemia do coronavírus, o evento não pode ser realizado este ano. Mas, conforme informou o pároco Diomar Romaniv, a última missa celebrada no próximo domingo (21), às 19h, terá caráter festivo.

Além disso, o religioso afirma que a época atual possui semelhança com a história que o padroeiro São Luís Gonzaga vivenciou. “O contexto da pandemia do coronavírus é parecido com a época que São Luís viveu. Ele passou pelo tempo da peste e rezava pelo fim daquela fase, além de empenhar sua vida cuidando das pessoas que estavam doentes”, conta.

Tradicional festa da Paróquia São Luís Gonzaga não ocorrerá em 2020

Fonte:

Deixe seu comentário