Portal da Cidade Brusque

dia do rock

Túnel do tempo: o sucesso da banda Pulsação com a música Vício

Banda brusquense foi responsável pelo fortalecimento da cena musical local na década de 1990

Publicado em 13/07/2020 às 08:04
Atualizado em

Marcelo, Widman, Alex e Jeferson (Foto: Arquivo pessoal)

Nos dias atuais, apesar de ser conhecimento de poucos, a cidade de Brusque é forte na cena autoral do rock n’roll. Celeiro de diversas bandas que estão todos os dias na luta pela valorização da cultura local, o município também foi o berço de grandes músicas que antigamente adquiriram grande proporção.

Talvez os mais oldschool irão lembrar da música “Vício”, da banda Pulsação, composta por Widman e Marcelo Fischer (in memoriam), que foi o sucesso da região Sul do Brasil por meados dos anos 2000. Música que até hoje é reproduzida nas caixas de som dos barzinhos brusquenses.

Na década de 1990, a banda Pulsação comandava os eventos musicais na cidade e conquistava o sucesso nas rádios. A música Vício foi o auge do quarteto, sendo a mais tocada em diversas emissoras do Sul do país. O som se transformou em um patrimônio cultural de Brusque.

O baterista da Pulsação, Alex Gonçalves, lembrou da proporção que o sucesso Vício alcançou na época. “A música foi originalmente gravada em versão demo em meados de 1996, pela banda Cabeça Demente, no qual os integrantes viriam formar a Pulsação, e posteriormente ela foi produzida e regravada, com uma qualidade melhor, em 1999, no Estúdio Phoenix, em Blumenau. No mesmo ano, na antiga Cervejaria Mein Bier, em Balneário Camboriú, o videoclipe da música foi lançado. Não tínhamos ideia do que vinha pela frente, mas tínhamos um planejamento que acabou dando resultado”, recorda.

Apesar do sucesso, Alex lembra que, inicialmente, o quarteto cogitou transformar o hobby de fazer o rock n’roll em uma profissão. Porém, por ser um caminho árduo, a ideia não seguiu em frente. “É sempre um sonho para quem atinge um certo sucesso, mas viver da arte não é um caminho tão fácil de seguir. Todos possuíamos outros trabalhos. Fazíamos muitos shows, e isso também contribuiu para falta de tempo para criação”, conta.

Pela proporção da música em toda região e no rádio, até hoje ela é admirada, até mesmo pelo público mais jovem e que tem como preferência musical o rock n’roll. “É muito gratificante ouvir uma galera mais nova cantando uma música composta há mais de 20 anos. Confirma que é uma boa música, que ultrapassa gerações”, diz.

O legado de Marcelo Fischer

O vocalista da banda Pulsação, Marcelo Fischer, faleceu na madrugada do dia 28 de setembro de 2011, aos 38 anos, vítima de um ataque cardíaco. Marcelo, assim como os demais integrantes da banda, também era um grande representante do rock n’roll brusquense, deixando seu legado cultural para o município por meio do sucesso Vício.

Na família Fischer, a música está no sangue, o pai de Marcelo, Lauro Fischer, apresenta o programa Show de Bandas, na Rádio Cidade AM Brusque. Procurado pela reportagem de Portal da Cidade Brusque, ele lembrou a passagem do filho na música e dos sucessos.

Sem hesitar, Lauro arranca elogios ao falar com o orgulho de seu filho, que fez parte de um projeto de tamanha importância para a cultura brusquense. “Foi sempre uma alegria muito grande e uma dádiva de Deus ter esse filho. O Marcelo sempre foi um filho maravilhoso, que nasceu com o dom da música. Com o passar do tempo, ele, juntamente com a banda, foram se consagrando e a ‘Vício’ foi o carro chefe, que alcançou um grande sucesso”, afirma.

Lauro Fischer disse também que o relacionamento de Marcelo com a música sempre foi grandioso. Relembrou da época em que seu filho morou fora do Brasil e, ao retornar, reascendeu sua paixão pelo rock n’roll com o convite para participar da banda Pulsação. “A relação do Marcelo com a música era uma coisa muito forte no início, depois ele passou duas temporadas na Austrália e quando voltou passou um tempo sem fazer música. Os outros componentes da banda entenderam que o Marcelo tinha que fazer parte do grupo e acabaram convencendo a volta dele”, relembra.

Após a morte, Marcelo Fischer deixou um legado para a cultura local, pois além de ser uma pessoa influente por participar da banda Pulsação, admirada por muitos até os dias atuais, ele participou, também, de um dos maiores sucessos do rock n’roll brusquense.

O retorno

O grupo encerrou suas atividades em Brusque no ano de 2001. Em 2007, após uma reunião, houve uma tentativa para que o quarteto voltasse a se apresentar na cidade. Porém, apenas um show foi feito e a ideia não foi colocada em prática por definitivo.

No mesmo ano da morte de Marcelo Fischer, em 2011, a banda retornou com as apresentações por um tempo. Porém, acabaram parando novamente.

Em 2018, por conta da comemoração dos 20 anos da Pulsação, eles retornaram aos palcos com Gabriel Zambiazzi nos vocais, ocupando a função que Marcelo exercia.

Escute

Youtube: Pulsação - Vício

Fonte:

Deixe seu comentário