Portal da Cidade Brusque

SOLIDARIEDADE

Escolas públicas de Brusque recebem doações de livros do Senai

Ação foi na manhã desta quarta-feira (12).

Publicado em 12/09/2018 às 21:14

O auditório da unidade Brusque do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi palco, durante a manhã desta quarta-feira (12), do ato de entrega de centenas de produtos angariados por meio do programa Eu Voluntário, do Movimento Santa Catarina pela Educação, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

A solenidade, que contou com a presença do vice-presidente regional da FIESC no vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer, marcou a entrega de centenas de livros para três escolas públicas de Brusque e Guabiruba, além de milhares de lacres de latinhas de alumínio para a Sheila Russi Romani, mãe do pequeno João, de quatro anos de idade, acometido com doenças motoras desde que nasceu.

“São iniciativas que ajudam muitas pessoas”, ressalta Ingo Fischer. “Temos que ressaltar que foram os próprios alunos que trabalharam para juntar todos esses materiais. Isso é muito importante. São Iniciativas que o SENAI deve continuar fazendo para contribuir com o próximo e com toda a população da região”, completa.

Conforme o diretor do SENAI Brusque, Julcimar Luis Machado, os livros e lacres foram arrecadados por meio de uma gincana realizada anualmente na instituição, denominada Concurso da Turma mais Caipira 2018. O educador acredita que além de auxiliar as instituições, este tipo de competição acaba por moldar o caráter de cada estudante envolvido, incentivando-os a praticar o voluntariado.

“Tivemos mais de 700 alunos participando desta ação”, pontua Machado. “A gente trabalha muito no SENAI as competências socioemocionais, os valores, e que a gente pode, independentemente da nossa condição, ajudar o próximo. Neste caso, ajudamos o próximo doando livros e mais de 250 garrafas cheias de lacres, que serão revertidos em uma cadeira de rodas para o João. Nós passamos pro aluno que ele pode fazer a diferença. As vezes pra fazer o bem não é preciso dinheiro, somente boa vontade”.

Presente na solenidade e visivelmente emocionado com a mobilização realizada pelos alunos da Instituição, o diretor da Escola de Ensino Fundamental Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd, Celerino Rauber, agradeceu a doação dos livros e frisou que a leitura é o impulsor da busca pelo conhecimento. Além da sua escola, situada no bairro Volta Grande, também foi agraciada a Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Moritz, no bairro Santa Luzia e a Escola de Educação Básica Professor João Boos, de Guabiruba.

“Isso no futuro abrirá uma série de janelas, uma série de possibilidades para nossas crianças. Ao fazer esta ação, os alunos do SENAI e os funcionários estão, indiretamente, tirando pessoas do desemprego, do mundo das drogas e dos desvios, pois, a inteligência desenvolvida com a leitura permite com que as pessoas façam escolhas melhores”, relata o diretor da escola.


 Solidariedade


Atualmente, o pequeno João utiliza uma cadeira de rodas emprestada para auxiliar em sua locomoção. Agora, com os milhares de lacres angariados pelo programa Eu Voluntário, sua família poderá adquirir um equipamento novo, lhe proporcionando mais conforto para enfrentar os desafios trazidos pelas doenças motoras. Igualmente comovida, Sheila, mãe do garoto, agradeceu tanto quem conseguiu alguns lacres, como quem trouxe garrafas do metal.

“É maravilhoso. Agora ele vai poder andar por tudo. Ele tem muita dificuldade para se locomover, então não pode ser uma cadeira simples. Vai ser uma vida nova”, finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário