Portal da Cidade Brusque

PODER DE COMPRA

Quer comprar imóvel ou carro sem entrada? Consórcio é melhor opção; saiba porquê

Com taxa básica de juros nas alturas, consórcio é ainda mais vantajoso para quem deseja comprar imóvel ou carro

Publicado em 23/11/2022 às 15:57
Atualizado em

Ele se tornou a opção mais barata e acessível para quem deseja adquirir a casa ou carro próprio. O consórcio tem sido cada vez mais buscado pelos brasileiros, principalmente neste momento, com o aumento da taxa básica de juros (Selic), que passou de 2% para 13,75% ao ano e encareceu bastante os financiamentos.

Além disso, o consórcio garante que o comprador possa parcelar a compra em 100%, sem ter que desembolsar um valor de entrada.

Mas tem muita gente que ainda não conhece a modalidade de consórcio e não sabe como ela pode ser o melhor caminho para conquistar novos bens.

Por isso, o Portal da Cidade conversou com Cleandro Luiz Zucco, diretor da Zucco Seguros, que elucida as principais questões acerca do tema.

A Zucco Seguros, em Brusque, opera com a modalidade de consórcio para imóvel e automóvel e trabalha com as empresas mais conhecidas e confiávies do mercado, como a Porto Seguro e a Rodobens.

Confira a entrevista:

Como funciona o consórcio?
É uma modalidade de compra baseada na junção de patrimônio em prol de um objetivo específico. Ou seja, Um grupo de pessoas se une para construir uma poupança para adquirir um bem. Para participar desse grupo é necessário contratar uma carta de crédito, que é um documento que assegura que o consorciado terá direito a um valor que será liberado quando ele for contemplado, por meio de sorteio, ou quando finalizar o pagamento das parcelas.

Quais as principais vantagens do consórcio?
Sem dúvidas, a principal vantagem é a economia. Se em um financiamento, o cliente paga valores altos de juros, que chegam a dobrar o valor de um imóvel, no consórcio o valor da parcela é fixo, e os únicos custos extras são a taxa de administração e fundo de reserva.

Outro fator importante é o poder de compra à vista. O consorciado recebe o valor integral quando é contemplado ou quando quita as parcelas. E a negociação do bem que pretende adquirir fica muito mais fácil quando se tem o dinheiro em mãos.

É preciso dar um valor de entrada para adquirir uma cota de consórcio?
Esse é outro grande diferencial do consórcio. O cliente não precisa ter à disposição um valor de entrada. O parcelamento integral e se paga parcelas mensais, que não sofrem alteração.

Mas é importante que tudo seja alinhado antes da contratação da carta de crédito. Por isso, nós estudamos o perfil do cliente para saber o que ele objetiva e o valor que é viável das parcelas, para que não comprometa seu orçamento mensal. Com isso, buscamos um grupo com o mesmo perfil e objetivos do nosso cliente, para que ele integre o grupo de consórcio.

Só é possível obter o valor após quitar todas as parcelas?
Não. O consorciado pode ser contemplado a qualquer momento, por meio de sorteios. Ou, se desejar, também pode fazer um lance, caso tenha um dinheiro guardado. Os maiores lances são contemplados. Ou seja, é possível conseguir a liberação do dinheiro muito antes de quitar as parcelas.

Dá pra usar o FGTS no consórcio?
O consórcio imobiliário permite que o cliente utilize o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). E além da compra do imóvel, pode usar o valor do consórcio para reformar a casa, quitar um financiamento imobiliário e até criar o próprio plano de aposentadoria imobiliária.

Qual a melhor empresa para fazer um consórcio?
Nós cotamos as melhores negociações para o cliente, de acordo com suas expectativas. Trabalhamos com com duas das maiores empresas de seguros e consórcios: a Porto Seguro e a Rodobens, que têm altos índices de contemplação. Com as melhores propostas em mãos, apresentamos as opções para o cliente decidir.

Quer saber mais sobre os consórcios auto e imobilário? Faça uma simulação sem compromisso com a Zucco Seguros.

A Zucco Seguros está situada na rua Rodrigues Alves, 233, ao lado do Sicredi.

Se preferir, fale pelo WhatsApp, aqui. A Zucco Seguros também realiza atendimento e contrato de forma 100% digital.

Telefone: (47) 3351-9899



Fonte:

Deixe seu comentário