Portal da Cidade Brusque

Resposta

Corpo de Bombeiros se manifesta após indignação de pai de desaparecido

Confira, na íntegra, o comunicado da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque

Publicado em 02/07/2020 às 03:09

(Foto: Thiago Facchini)

A 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque se manifestou acerca da reportagem publicada por Portal da Cidade Brusque nesta quarta-feira (1º), em que o pai do motociclista que caiu nas águas do rio Itajaí Mirim durante o ciclone extratropical mostra indignação por suposta demora na retomada das buscas pelo corpo de seu filho.

Notícia relacionada: "É um descaso com o ser humano", protesta pai de jovem que caiu no Itajai Mirim

No comunicado, o comandante, tenente BM Jacson Luís de Souza, explica os critérios técnicos utilizados na estratégia utilizado pelos mergulhadores.

Confira, na íntegra

Sobre a reportagem publicada pelo Portal da Cidade Brusque com o título “Indignação – é um descaso com o ser humano”, acerca das buscas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina ao corpo de um cidadão masculino de 28 anos, informamos que:

O 3ª Companhia de Bombeiros Militar só recebeu o chamado para atendimento da ocorrência às 17h36 de terça-feira, 30, quando deslocou uma guarnição prontamente ao local do acidente. Logo na chegada, foram realizadas buscas nas margens do rio, além da sinalização das cabeceiras da ponte pênsil para impedir novos acidentes. Em razão do horário, não foram realizadas buscas subaquáticas naquele momento, pois o protocolo de mergulho autônomo proíbe buscas no período noturno. Ainda na cena, os bombeiros militares conversaram com o pai da vítima – que repassou dados do cidadão desaparecido e da motocicleta que dirigia –, e informaram que as buscas seriam reiniciadas na manhã seguinte.

Na manhã desta quarta-feira, 1º, após a passagem de serviço ocorrida às 8h, a guarnição deslocou-se de imediato até as margens do Rio Itajaí-Mirim para averiguar o relato de que um capacete havia sido avistado na margem esquerda do rio. Após a confirmação, os bombeiros avaliaram a cena para determinar os melhores pontos de mergulho e as condições de logística necessárias para iniciar as buscas subaquáticas em segurança.

Em razão do evento climático que atingiu Brusque no dia anterior e da falta de efetivo bombeiro militar que acomete os quartéis do município, houve necessidade de convocar bombeiros militares de folga e do expediente administrativo para formarem guarnições extras a fim de atender toda a demanda existente para o dia: manter o serviço ordinário de prontidão (acidentes de trânsito, primeiros socorros e combate a incêndio), reduzir a demanda reprimida de corte de árvores caídas sobre residências e rodovias e executar as buscas subaquáticas do cidadão desaparecido.

Pelas razões elencadas, e considerando toda a preparação necessária para garantir a segurança dos mergulhadores, as buscas tiveram seu início às 10h45. No processo, foi encontrada a motocicleta envolvida no acidente, que foi retirada da água por volta das 15h30. As buscas foram interrompidas às 16 horas.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina luta diariamente para preservar a vida e o patrimônio dos catarinenses, por isso lamenta profundamente essa tragédia e se solidariza com a dor da família e dos amigos. Não descansaremos até localizar o cidadão desaparecido.


Fonte:

Deixe seu comentário