Portal da Cidade Brusque

MAUS-TRATOS

Cachorro é encontrado com lacre preso à genitália em Jaraguá do Sul

Segundo a Fujama, objeto impedia o cachorro de urinar e pode ter causado danos permanentes

Publicado em 23/06/2026 às 10:03
Atualizado em

(Foto: Imagem gerada por IA)

Um caso de maus-tratos a um cachorro mobilizou moradores e autoridades em Jaraguá do Sul. O animal, que vivia em uma comunidade da cidade, foi resgatado na última sexta-feira (19) após ser encontrado debilitado e apresentando sinais de intenso sofrimento.

Assista ao vídeo.

Durante o atendimento em uma clínica veterinária credenciada pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), os profissionais identificaram a causa do problema: um lacre havia sido colocado na genitália do cachorro.

Segundo o biólogo Christian Raboch Lempek, da Fujama, o objeto impedia o animal de urinar e pode ter permanecido no local por vários dias. Ainda não há informações sobre quem cometeu o ato.

De acordo com o biólogo, moradores perceberam que o cachorro estava debilitado e acionaram a equipe responsável pelo resgate. O animal foi encaminhado para atendimento veterinário e segue em tratamento.

Christian afirmou que a gravidade dos ferimentos pode resultar na amputação da genitália do cachorro. Em publicação nas redes sociais, ele classificou o caso como um dos mais cruéis que já acompanhou.

O biólogo também pediu ajuda da população para identificar os responsáveis. Segundo ele, a suspeita é de que mais de uma pessoa tenha participado da ação.

Maus-tratos contra animais são considerados crime no Brasil. Em situações de flagrante, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.

Fonte: Portal da Cidade Brusque

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp