Portal da Cidade Brusque

Saúde

Brusque abre cinco polos de hidratação por conta da dengue

Município já registrou quase 500 casos da doença, segundo último boletim epidemiológico

Publicado em 26/03/2024 às 16:22
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Brusque vive uma crise sanitária em decorrência dos aumentos de casos de dengue, assim como todo o estado de Santa Catarina.

Com isso, há algumas semanas, o município tem adotado ações e protocolos baseados nas orientações do Ministério da Saúde, do Estado e da própria Vigilância Epidemiológica local.

Em uma das ações mais recentes, a Secretaria de Saúde realizou a abertura de polos de hidratação, essenciais nesse momento de epidemia.

Todo paciente que tem sinais e sintomas de dengue podem e devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa. No local, o profissional enfermeiro vai fazer a classificação de risco baseado nos dados clínicos desse paciente e classificá-lo em paciente do grupo A, B, C ou D. 

Os pacientes do grupo C e D serão encaminhados para o hospital, já que são esses que precisam ter atendimento hospitalar imediato. Os pacientes classificados em grupo A terão o seu manejo na própria UBS.

Os pacientes do grupo B podem ser hidratados na própria UBS, mas, em sua maioria, serão encaminhados para os cinco polos de hidratação, localizados nos bairros: Steffen, Limeira Baixa e Maluche, das 7h às 19h sem fechar para o almoço; Pronto-atendimento na Policlínica, das 7h às 22h; e Santa Luzia, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. 

“Hidratar na dengue é essencial para que não haja agravamento da doença, para que a gente não se encaminhe para uma dengue hemorrágica”, continua a secretária. “Então, os polos são essenciais para esse momento de hidratação. Toda essa conduta, ela é com o objetivo de diminuir essa sobrecarga dos hospitais e para direcionar essas pessoas no fluxo correto para que todas não procuram o hospital e que aumente muito o número de espera”. 

No último boletim, a Vigilância em Saúde divulgou que quase 500 casos já foram registrados em Brusque. A projeção de aumentar ainda mais exponencialmente esses números de casos, principalmente nos próximos dez dias.

“A cada três dias a gente vem avaliando, se for necessário abrir mais polos, assim a gente procederá. Pedimos para população, que se tiver um exame de rotina, algo sem urgência, que remarque para outra data, para assim não lotar ainda mais as unidades”, finaliza a secretária.

Fonte:

Deixe seu comentário