Portal da Cidade Brusque

SAÚDE

Fila por especialistas preocupa famílias de pessoas com autismo em Brusque

Presidente da AMA destacou avanços no atendimento, mas apontou dificuldades no acesso a consultas e terapias

Publicado em 22/06/2026 às 17:24

(Foto: Talita Garcia/Câmara de Brusque)

A presidente da Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região (AMA), Márcia Graf Faria, utilizou a Tribuna Popular da Câmara de Brusque, na sessão da última terça-feira (16), para apresentar a situação do atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.

Durante a manifestação, ela destacou os serviços oferecidos pela entidade em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que atendem centenas de crianças e adolescentes da região.

Apesar da estrutura existente, Márcia afirmou que ainda há dificuldades para atender toda a demanda. Segundo ela, famílias seguem enfrentando longos períodos de espera para consultas, diagnósticos e acesso a profissionais especializados, especialmente neuropediatras.

"Ainda é uma angústia todos que nós não estamos conseguindo atender, todos que ainda estão precisando de ajuda", afirmou.

Conscientização

Durante o pronunciamento, a presidente também abordou a importância da conscientização sobre o autismo e relatou situações vividas por famílias de pessoas diagnosticadas com o transtorno.

Ela destacou que comportamentos frequentemente vistos como inadequados ou incomuns fazem parte das características do espectro autista e defendeu maior compreensão por parte da sociedade.

"Muitas crianças estão todos os dias aprendendo a viver em sociedade. Então, a sociedade precisa aprender um pouquinho a conviver com elas", disse.

Márcia também ponderou que, embora o autismo seja frequentemente associado a habilidades e potencialidades, a condição envolve desafios que exigem acompanhamento especializado e suporte contínuo.

Mais de 2,2 mil pessoas diagnosticadas

Ao final da participação, o presidente da Câmara, Jean Dalmolin, destacou números relacionados ao TEA no município. Segundo ele, Brusque possui atualmente mais de 2,2 mil pessoas diagnosticadas com autismo.

De acordo com os dados apresentados, são 2.249 pessoas identificadas com o transtorno, sendo 1.441 homens e 808 mulheres.

Fonte: Portal da Cidade Brusque

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp