Portal da Cidade Brusque

VACINAÇÃO

Mais de 900 crianças devem ser vacinadas em Guabiruba

Campanha nacional de vacinação começa hoje (6) e o dia D de vacinação no município está marcado para o dia 18 de agosto.

Publicado em 05/08/2018 às 21:02

(Foto: Prefeitura de Guabiruba/Divulgação)

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo começa em todo o Brasil nesta segunda-feira (6) e vai até o dia 31 de agosto com a meta de vacinar as crianças de um ano a menores de cinco anos de idade.

Em Guabiruba, o objetivo é imunizar as 982 crianças dessa faixa etária, independente da sua situação vacinal. O objetivo da campanha é diminuir a possibilidade de retorno da pólio e do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

As vacinas são aplicadas na Policlínica (rua 10 de Junho, 195, Centro) das 7h30 às 18h sem fechar para o almoço. É necessário apresentar a caderneta de vacinação, documento de identificação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) da criança.

O dia D de mobilização nacional será sábado, 18 de agosto. Nesta data, a Policlínica ficará aberta das 8h às 17h e terá atividades diferenciadas para atrair o público-alvo da campanha.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Guabiruba, Ana Lucia Tolentino, explica que a equipe da Secretaria de Saúde organiza para o Dia D uma programação especial.

“Além de transporte gratuito dos bairros até a Policlínica, teremos atividades lúdicas, como pintura facial, brinquedos, cachorro-quente, pipoca, tudo para atrair as quase mil crianças de Guabiruba que precisam tomar a vacina”, pontua.

A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças da faixa etária para manter coberturas homogêneas de vacinação.

Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral.

Fonte:

Deixe seu comentário