Portal da Cidade Brusque

Incentivo

Brusque está entre as cidades contempladas pelo pacote Investe Turismo

Ao todo, incentivo para o setor do Ministério do Turismo deve aplicar R$ 200 milhões em todo o país. Santa Catarina teve 18 municípios selecionados

Publicado em 29/05/2019 às 07:57
Atualizado em

(Foto: Roberto Castro/MTur)

A cidade de Brusque está entre as quatro do Vale Europeu escolhidas para o pacote de incentivo do Ministério do Turismo, o Investe Turismo. Ele deve aplicar R$ 200 milhões no que o governo federal indicou como “investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor de Turismo”. Além do município, Blumenau, Pomerode e Timbó completam a lista de cidades da região turística.

Ao todo, 18 de Santa Catarina foram selecionadas, com base no Mapa do Turismo Brasileiro, de 2018. Durante a divulgação do programa, foi descrito que as ações poderão ser encaminhadas em quatro linhas de trabalho. Entre elas estão o fortalecimento da governança, melhoria dos serviços e atrativos turísticos, marketing e apoio à comercialização e atração de investimento ou apoios para acesso a linhas de crédito ou financiamentos.

“Se sozinhos temos um orçamento enxuto, quando unimos forças temos um mundo de oportunidades. Vamos provocar uma transformação na gestão do turismo nessas rotas estratégicas, ampliando o fluxo de turistas nesses destinos e a geração de negócios, empregos e renda por meio do turismo”, declarou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ao defender uma mudança da lógica de atuação do setor. A tendência é de estímulos para atividades entre a iniciativa privada e pública para dar mais competitividade para as rotas turísticas.

Segundo o diretor de Turismo de Brusque, Sidney Dematé, ainda não há uma definição de quanto recurso ou quais ações serão beneficiadas com o pacote de investimentos. As medidas serão definidas durante seminários, já anunciados pelo governo federal para diferentes regiões do Brasil. Na região Sul, a atividade ocorre em Foz do Iguaçu, no dia 12 de junho.

De acordo com ele, a cidade possui projetos voltados ao tema, mas na escala municipal. Eles ainda não foram finalizados e, segundo o diretor, o ideal seria que levassem em conta um contexto microrregional.

Já para o turismólogo Ademir Moraes, a escolha reconhece o investimento feito em estratégia comercial e institucional feito nas cidades. “São aquelas que mais se destacam pelo investimento em turismo e na divulgação”.

Fonte:

Deixe seu comentário