Portal da Cidade Brusque

Fenarreco

Início de festas acende alerta entre motoristas de aplicativos

Em grupo especializado em monitoramento, orientações foram repassadas para evitar transtornos. PM dá dicas de segurança para o período de Fenarreco

Publicado em 10/10/2019 às 03:11

(Foto: Divulgação/Reprodução)

O mês de outubro é marcado pelas festas culturais no Vale do Itajaí. Além da Fenarreco, em Brusque, a Marejada, em Itajaí e a Oktoberfest, em Blumenau, atraem turistas de diferentes regiões. O fluxo representa mais trabalho para os motoristas de aplicativo, mas também é motivo de atenção redobrada.

Charles Corrêa é motorista e membro do grupo de monitoramento Maseratti SC. A iniciativa, começou em Curitiba e, hoje, tem membros em Blumenau, Itajaí, Porto Belo, Itapema e, há dois meses, Brusque. O foco é tentar dar suporte e mais segurança aos motoristas de aplicativo em suas jornadas de trabalho. 

No período das festas, os cuidados foram reforçados em reuniões entre os motoristas e discussões em grupos de whatsapp. Uma das principais recomendações entre eles está evitar corridas solicitadas por terceiros, fato muito comum, segundo ele durante eventos do tipo.  

O período da noite e madrugada é indicado como o mais crítico. Além de possíveis assaltos, os conflitos com passageiros costumam exigir um trabalho especializado.  

Em seus nove anos como motorista, destes mais de um como Uber, ele já perdeu corridas justamente pelas práticas. ”Temos que ter muito jogo de cintura. Nossa preocupação mais comum são discussões, não pagamento das corridas e os pedidos de corrida por terceiros”. 

Dicas de segurança

Na tarde desta quarta-feira, o comandante do 18º Batalhão, tenente coronel, Otávio Manoel Ferreira Filho emitiu um comunicado com dicas de segurança durante a festa. Confira: 


Nos deslocamentos a pé

• Evite embriagar-se. A embriaguez o torna “presa” fácil, além de perigoso para sua segurança;

• Abra bolsas ou carteiras somente em locais seguros e longe do olhar de curiosos;

• Se portar bolsas de alças, coloque-as na frente do corpo, segurando firmemente e protegendo-a com o braço;

• Evite transportar carteira, celular ou outro objeto de valor nos bolsos de trás;

• Evite transportar dinheiro e objetos de valores, trazendo consigo somente o necessário, documento pessoal e de preferência o cartão de crédito;

• Evite contar e ou manusear dinheiro em público;

• Pela noite, evite andar sozinho por ruas isoladas ou locais ermos;

• Para as crianças é interessante identificá-las com pulseira ou um bilhete no bolso com número de telefone e orientá-las, caso venha a se perder dos pais ou responsáveis, a procurar imediatamente um policial militar.


No carro

• Se dirigir não beba, se beber não dirija, até porque uma flagrância de embriaguez de embriaguez lhe custará no mínimo R$10.000,00, então não dê chance ao azar;

• Afim de evitar eventuais possíveis transtornos, aborrecimentos e até gastos desnecessários, sugerimos usar táxi ou transporte alternativos, pois é mais seguro, barato e estará evitando possíveis aborrecimentos;

• Se for de carro próprio planeje seu itinerário, estacione em local seguro evitando deixar objetos de valores expostos;

• Ao desembarcar ou embarcar do seu veículo observe antes em sua volta a fim de evitar surpresas desagradáveis;

• Evite dar carona a estranhos;

• Seja consciente e respeitoso, principalmente com a legislação de trânsito e com seu semelhante, pois devemos tratar os outros da forma que gostamos de ser tratados.

Caso necessário é possível acionar a Polícia Militar pelo ramal: 190. A instituição também possui um Posto Policial móvel no Pavilhão da Fenarreco, ele também é uma opção para achados e perdidos.


Fonte:

Deixe seu comentário