FISCALIZAÇÃO URBANA
Mais de 250 calçadas irregulares já foram identificadas em Brusque em 2026
Problemas incluem falta de acessibilidade, conservação inadequada e ausência de calçamento
Publicado em 10/09/2026 às 14:28
Mais de 250 calçadas com algum tipo de irregularidade já foram identificadas em Brusque desde janeiro deste ano. Os dados fazem parte do programa “Brusque: quem ama, cuida”, que fiscaliza situações relacionadas à conservação dos espaços urbanos da cidade.
O trabalho é coordenado pela Diretoria de Controle Urbano, vinculada à Secretaria de Planejamento Urbano, e também abrange limpeza de terrenos, publicidade irregular e identificação de ruas.
No caso das calçadas, entre os problemas encontrados estão falta de acessibilidade, conservação inadequada e até ausência de passeio. Aproximadamente metade das mais de 250 situações identificadas já avançou para processos formais de notificação, defesa e adequação.
A responsabilidade pela manutenção da calçada é do proprietário do imóvel. Durante a fiscalização, as condições do passeio são avaliadas e, quando necessário, é elaborado um laudo técnico com informações sobre o imóvel e a extensão do problema.
Quando não existe calçada ou mais de 50% da estrutura está comprometida, o responsável deve executar ou adequar todo o passeio conforme as orientações municipais. Se o problema atingir menos da metade da área, é exigido o reparo da parte danificada.
Proprietário tem 90 dias para regularizar
Após receber a notificação preliminar, o proprietário tem 90 dias corridos para realizar as adequações. Também existe um prazo de 15 dias para apresentar defesa em relação a eventuais erros formais nas informações sobre o imóvel ou o responsável.
A proposta, segundo a Prefeitura, é priorizar a regularização antes da aplicação de penalidades.
A fiscalização também recebeu mais de 200 denúncias relacionadas à limpeza e conservação de terrenos. Mais de 100 situações já foram solucionadas, enquanto as demais continuam em processo de regularização.
Outro ponto fiscalizado é a instalação irregular de publicidade. Conforme o município, a maior parte dos problemas encontrados foi corrigida durante o processo de regularização e, até o momento, apenas uma empresa chegou a ser autuada.
Placas de identificação das ruas
O programa também prevê a instalação de novos Conjuntos de Identificação de Logradouros (CILPs), além da substituição de estruturas deterioradas ou danificadas por vandalismo.
A instalação ocorre gradualmente e acompanha as ações de fiscalização, com prioridade para as ruas que estão sendo notificadas.
Segundo a secretária de Planejamento Urbano, Heloisa Fernandes, a intenção é que a fiscalização também tenha caráter de orientação.
“Queremos construir uma cidade mais organizada, acessível e segura para todos. O programa busca justamente orientar os responsáveis para que as situações sejam regularizadas, melhorando a qualidade dos espaços públicos e, consequentemente, a qualidade de vida da população”, afirma.
Os procedimentos são realizados preferencialmente de forma digital. As notificações preliminares podem ser enviadas pelo e-mail institucional da Prefeitura, quando disponível, acompanhadas da assinatura digital do fiscal e do laudo técnico.
Moradores também podem denunciar situações que necessitem de fiscalização por meio da Ouvidoria Municipal. A orientação é utilizar o site da Prefeitura, onde é possível anexar fotos e vídeos ao registro.
Fonte: Portal da Cidade Brusque
Notícias relacionadas
Prefeitura abre sindicância após prisão de coordenador de associação de atletas especiais
10/09/2026 às 13:53
Prefeitura de Brusque decreta luto de três dias por morte ex-prefeito Jonas Paegle
10/09/2026 às 12:52
Morre o ex-prefeito Jonas Paegle, aos 79 anos, em Brusque
10/09/2026 às 12:31
Trecho da Beira Rio ficará totalmente bloqueado por seis horas neste domingo em Brusque
10/09/2026 às 11:47
Bombeiros retomam buscas por motorista desaparecido após carro cair no rio em Brusque
10/09/2026 às 11:14
Concurso vai levar 20 fãs para conhecer Ana Castela durante o Natal Luz Havan em Brusque
10/09/2026 às 10:01