Portal da Cidade Brusque

CLIMA

Temporais com granizo e vento forte podem atingir Brusque entre quinta e sábado

Previsão indica possibilidade de chuva forte em curto período, raios, rajadas de vento e queda de granizo no município

Publicado em 12/08/2026 às 17:36

(Foto: Imagem gerada por IA)

Brusque poderá enfrentar temporais com granizo, rajadas de vento e chuva intensa entre esta quinta-feira (13) e sábado (15). O alerta foi divulgado pela Defesa Civil do município com base nas previsões da Defesa Civil de Santa Catarina.

A mudança nas condições do tempo está relacionada ao aumento do calor e da umidade na atmosfera, cenário que favorece a formação de instabilidades no Vale do Itajaí e em outras regiões catarinenses.

Para esta quinta-feira, a previsão indica intensificação das instabilidades principalmente durante a tarde. Ao longo das horas seguintes, as áreas de instabilidade devem avançar pelo estado, mantendo a possibilidade de temporais até a noite.

Além da chuva forte em curto período, há possibilidade de queda de granizo, raios e rajadas de vento.

Instabilidade continua na sexta e no sábado

O tempo deve permanecer instável em Brusque na sexta-feira (14) e no sábado (15), com possibilidade de novos temporais e acumulados elevados de chuva.

De acordo com a Defesa Civil, as condições previstas podem provocar ocorrências como alagamentos e enxurradas, além de destelhamentos, quedas de árvores e galhos e danos à rede elétrica.

A previsão poderá sofrer alterações conforme a evolução das condições meteorológicas nos próximos dias.

Cuidados durante os temporais

Durante períodos de vento forte, a orientação é evitar permanecer ou circular próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Veículos também não devem ser estacionados sob árvores ou estruturas que possam apresentar risco de queda.

Moradores de áreas próximas a rios, córregos e encostas devem acompanhar as condições do tempo e ficar atentos a sinais de alagamentos ou movimentação de terra.

A Defesa Civil também recomenda verificar a fixação de telhados e toldos e retirar ou prender objetos soltos em quintais e varandas.

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: Portal da Cidade Brusque

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp