Portal da Cidade Brusque

PREVENÇÃO

Treinamento prepara estudantes de Brusque para situações de incêndio

Atividade da Defesa Civil ensinou procedimentos de evacuação e abordou a importância do preparo diante de situações de risco

Publicado em 10/08/2026 às 14:14

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Brusque)

Alunos da Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Dutra de Souza participaram de uma simulação de incêndio nesta segunda-feira (10), em Brusque. A atividade foi conduzida pela Defesa Civil para ensinar como estudantes e funcionários devem agir diante de uma situação de emergência.

Durante o exercício, os alunos precisaram deixar as salas e seguir os procedimentos de evacuação apresentados anteriormente. Entre as orientações estavam sair de maneira organizada, evitar correr e proteger a boca e o nariz durante o deslocamento.

A simulação faz parte do projeto Educar Para Prevenir, desenvolvido pela Defesa Civil em escolas do município. A iniciativa combina orientações teóricas com exercícios práticos para preparar crianças e adolescentes para situações de risco.

Preparo para situações de emergência

Para a coordenadora da escola, Mariana de Oliveira Madureira, realizar o treinamento ajuda os estudantes a entender como devem reagir caso enfrentem uma situação real.

“Com a simulação, acredito que os alunos ficam mais conscientes sobre o que fazer caso estejam numa situação de risco”, afirmou.

Durante as orientações, a tragédia da Boate Kiss, ocorrida em Santa Maria (RS), também foi citada pela equipe da Defesa Civil como exemplo da importância de conhecer procedimentos de evacuação e prevenção.

Segundo Mariana, parte dos estudantes não conhecia o caso, enquanto outros já tinham ouvido falar sobre a tragédia. Para a coordenadora, abordar episódios como esse ajuda a demonstrar, especialmente aos mais jovens, por que as orientações de segurança precisam ser levadas a sério.

O projeto Educar Para Prevenir é realizado em parceria com unidades de ensino de Brusque e trabalha a identificação de riscos e os procedimentos indicados diante de diferentes tipos de emergência.

Fonte: Portal da Cidade Brusque

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp