Portal da Cidade Brusque

INCLUSÃO

Alunos Apae de Brusque se formam em cursos profissionalizantes

Cerimônia realizada no Instituto Federal Catarinense contou com a participação de familiares dos estudantes e foi repleta de emoção.

Publicado em 25/11/2018 às 21:07

(Foto: Ideia Comunicação/Divulgação)

(Foto: Ideia Comunicação/Divulgação)

Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque viveram um momento especial na noite da última quinta-feira (22). Isso porque oito deles tiveram a oportunidade de receber certificados de conclusão de Cursos Profissionalizantes.

A cerimônia de entrega, realizada no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Brusque, teve como objetivo ressaltar a importância da capacitação profissional de pessoas com deficiência intelectual e a sua valorização enquanto sujeito de direitos.

O evento foi emocionante e de extrema importância já que é a primeira formatura do gênero para alunos da Apae de Brusque que, em sua maioria, nunca haviam vivenciado esta experiência de formação.

Receberam os diplomas os alunos: Camila da Silva Esser; Henrique Joaquim Vatte; Leomar Pacheco Mello; Luís Carlos Alves Fernandes; Marcelo Antônio Knhis Mafra; Rodrigo Lima de Oliveira; Sebastião Gomes Neto; e Sergio Antônio Schork. O evento contou com a participação dos formandos, de professores, representantes das entidades parceiras, convidados, amigos e familiares.


Parcerias

Os cursos profissionalizantes totalizaram 68h e foram voltados pessoas com deficiência intelectual. Ao todo, foram três capacitações: Informática Básica adaptada, em parceria com o Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID); ciclo de Oficinas Sobre o Mundo do Trabalho, em parceria com o Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE); e o curso ‘Espaço Geográfico de em Transformação: espaço vivido e as práticas espaciais – contribuição para inserção social’, em parceria com o IFC Campus Brusque.

“Todos os conteúdos foram apresentados de forma lúdica, onde buscamos nos aproximar da realidade dos alunos, e em proporcionar a eles vivência, debates, informação, formação de opinião e principalmente estimular o protagonismo, a independência e o potencial de cada um. Além de ensinar aprendemos com cada um e ficamos felizes com o aprendizado e evolução deles”, descreveu a assistente social do Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE), Ana Paula Carvalho.

O vice-presidente da Apae de Brusque, Renato Roda destacou na oportunidade a importância da formatura e das parcerias que tornaram as capacitações possíveis, bem como o trabalho que deve ter continuidade para formar cada vez mais alunos.

“Um dos objetivos da Apae é o de inclusão e socialização dos alunos, mas também é mostrar para a sociedade do que eles são capazes de fazer, pois muitas vezes desconhecemos o potencial de cada um. E através das oportunidades que conseguimos dar a eles, com as parcerias que fizemos, foi possível essa conquista. Sem dúvida é o início de um processo que será repetido e aprimorado”, destacou.

O secretário de Assistência Social e Habitação de Brusque, Deivis Silva também presente na solenidade falou sobre a validade dos diplomas entregues na ocasião, que tem um significado ainda maior para as pessoas com deficiência, já que comprovaram ainda mais as suas capacidades de aprendizado.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef) de Brusque também ressaltou na solenidade a importância do ato, que transformou na prática o verdadeiro significado da palavra inclusão após a capacitação dos alunos que agora estão aptos para o mercado de trabalho.

“Ainda há muito a ser feito, mas o olhar atendo às mais amplas necessidades da pessoa com deficiências nos motiva a continuar buscando e trabalhando por seus direitos. Parabéns a Apae e a todos os parceiros que possibilitaram isso”, frisou Liliane.

O diretor do IFC Campus Brusque, Hélio Maciel Gomes em seu discurso falou sobre o momento de superação e da importância da instituição em ensinar e também aprender com os jovens.

“Foi um desafio e uma emoção muito grande ver o crescimento dos alunos. O IFC é uma instituição de ensino pública, que tem como objetivo formar pessoas, desde que elas aprendam com o coração. Estamos em Brusque para mudar a vida das pessoas através da educação e é uma grande alegria participarmos desse processo e desse momento de superação”, comentou.


Exemplo de superação

A solenidade de entrega de diplomas contou ainda com a presença do fisioterapeuta, fundador da Associação dos Deficientes Visuais de Brusque e região (ADVB) e criador da Central de à Pessoa com Deficiência de Brusque (CEPED), Sidnei Pavesi.

Em sua palestra, Pavesi falou da importância da busca pela capacitação das pessoas com deficiência, que deve ser contínua e resistir às tantas barreiras que surgem ao longo desse processo. Também contou a sua própria trajetória e sua luta para conquistar independência, bem como a necessidade do apoio familiar que é indispensável para o incentivo e crescimento das pessoas com deficiência.

“O ser humano só é completo e pleno quando consegue contribuir para a sociedade. E todos nós temos e podemos oferecer algo à sociedade, por isso esse momento hoje é tão importante. Acredito que esses certificados são um motivo de orgulho e dignidade a essas pessoas, que começam a experimentar a plena cidadania, por meio do mercado de trabalho”, complementou.


Sonho realizado

Com direito a entrada no auditório e música personalizada, os oito alunos, um por um, receberam os diplomatas dos cursos e não escondiam a euforia do grande passo conquistado. Na plateia, amigos e familiares vibraram e se emocionaram com o ato.

“Para nós, toda conquista deles é muito grande, pois para eles é tudo mais difícil. Agradeço muito a Apae que proporciona novas descobertas e novos limites para serem ultrapassados. Para o Marcelo foi algo grandioso e o sorriso no semblante dele, é nosso maior presente enquanto família. Esse foi o primeiro passo: eles saberem que podem e que daqui pra frente, tudo o que seja proposto, eles tenham a iniciativa de querer fazer. Tenho certeza que eles vão querer muito mais”, descreveu Magnólia Knihs Mafra, mãe do formando Marcelo Antônio Knhis Mafra.

A alegria também tomou conta das professoras da Apae de Brusque, Sandra Sapelli de Almeida Waldrigues e Joice Vilma Borinelli Diegoli, que se emocionaram ao ver a evolução de cada um dos alunos. Para elas, a experiência aprimorou não só o lado profissional de cada um dos formandos, mas pessoal também, já que eles puderam ter contato com demais jovens de outras instituições.

“Foi muito interessante, pois todos os cursos que já tivemos sempre foram realizados dentro da Apae. E hoje acreditamos que esses alunos precisam estar em outros locais, mais próximos do mercado de trabalho. Quando temos parcerias, podemos criar redes e eles passam a conhecer o mundo aqui fora, a enxergar, participar, e idealizar sonhos cada vez mais. Que possamos abrir cada vez mais leques de possibilidades, em termos de vivência e convivência com outros jovens da mesma idade deles, e isso é inclusão”, declararam.


Fonte:

Deixe seu comentário