Portal da Cidade Brusque

Educação

Alunos do ensino fundamental iniciam oficinas nos laboratórios da UNIFEBE

Abertura da 3ª edição do UP Teen foi realizada nesta segunda-feira (23)

Publicado em 24/04/2018 às 08:11

(Foto: divulgação)

Proporcionar aos estudantes do 8º e 9º ano da rede municipal de ensino de Brusque vivências distintas nos laboratórios de Química, Física e Ciências da Saúde é um dos principais objetivos do UP Teen (UNIFEBE Profissões).

O lançamento da 3ª edição do projeto, promovido pela UNIFEBE em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Brusque, foi realizado na manhã desta segunda-feira, 23 de abril e reuniu cerca de 1,5 mil alunos de 16 escolas do município.

Ao longo do ano, os estudantes serão beneficiados com aproximadamente 130 oficinas — aula prática nos laboratórios — realizadas no campus Santa Terezinha.

O reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, enfatiza que o UP Teen é muito positivo. Segundo ele, a Instituição disponibiliza toda a estrutura laboratorial ao ensino da rede pública de Brusque e contribui com os adolescentes na escolha de sua futura profissão.

"A UNIFEBE proporcionará a estes estudantes vivência laboratorial em ambiente acadêmico, para contribuir com as futuras escolhas profissionais de cada um", destaca o reitor.

Para a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, ser parceira da UNIFEBE é bastante representativo.

"Tirar esses alunos do seu ambiente escolar e proporcionar a eles outras vivências, outras experiências num modelo tão organizado como esse que aqui se apresenta, por certo só somarão a nossa intenção e ao nosso esforço de fazer um futuro melhor", salienta Eliani.

O professor de História da Escola de Ensino Fundamental Cedro Alto, Vilmar Becker, também enfatiza que a parceria entre a Secretaria de Educação de Brusque e a      UNIFEBE é de extrema importância para os estudantes. Segundo ele, os alunos têm a oportunidade de conhecer muitos laboratórios, que não existem nas escolas e de adquirir um conhecimento produzido por academias.

"A UNIFEBE, com sua estrutura pedagógica e física, proporciona a eles uma vivência de conteúdo, de novas experiências, de poder observar que existe algo muito maior do que estão acostumados no seu dia a dia na escola", analisa Becker.

O estudante do 8º ano da Escola de Ensino Fundamental Oscar Maluche, Brenno de Souza Ferreira, de 14 anos, afirma que as oficinas ajudarão significativamente no seu conhecimento.

"Me ajudará em muitas áreas, no estudo, sobre várias coisas que eu posso aprender e ser melhor no futuro", opina Ferreira.

PROJETOS

Centro de Ciências da Saúde

A oficina de “Anatomofisiologia: saberes corporais” será realizada com os estudantes do 8º ano, sobre questões relacionadas ao corpo humano e seus sistemas, dando ênfase ao sistema nervoso central e periférico e sistema locomotor.

Laboratório de Química e Física

Já os estudantes do 9º ano participam da oficina “Ação e reação: laboratórios a serviço do saber”, desenvolvida nos laboratórios de Química e Física da UNIFEBE. O objetivo é trabalhar questões relacionadas com a parte da ciência que estuda a física e a química, de maneira introdutória no ensino fundamental.

Fonte:

Deixe seu comentário