Portal da Cidade Brusque

Alunos do SESI/EJA realizam exposição de releituras modernistas

Vernissage foi realizada na noite desta terça-feira (12), na Unidade de Operações Sociais do SESI Brusque

Publicado em 14/09/2017 às 06:21

Foto: Portal da Cidade Brusque

A noite desta terça-feira (12), foi de celebração para estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Guabiruba, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com a prefeitura local. Liderados pela professora de Língua Portuguesa e Literatura, Kátia Medeiros Corrêa Gastaldi, os alunos realizaram uma vernissage (espécie de exposição de inauguração), composta por releituras de grandes obras expostas na histórica Semana de Arte Moderna, em 1922, no Brasil. O evento ocorreu na Unidade de Operações Sociais (UOS) do SESI Brusque, situada no Centro.

Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral… Foram vários os nomes que estiveram representados sob a visão de cada um dos estudantes, que, além de conhecerem um pouco mais sobre a arte no Brasil, colocaram ‘a mão na massa’ e deram asas à imaginação,  fazendo interpretações pessoais de gravuras que impressionaram até mesmo a educadora. “A ideia começou em querer fazer algo diferente, trazendo a arte pra vida deles, de uma forma lúdica (...) dentro daquela sala há verdadeiros artistas, que desenham muito, muito bem. A aula teórica é um pouco cansativa, e a prática é o que animou eles. Fiquei apaixonada por todos os trabalhos”, ressaltou Kátia, que leciona no SESI/EJA na Escola Ludovico Fuckner, Bairro Lageado Baixo. 

Antes da abertura oficial da vernissage, os jovens e adultos foram reunidos em uma das salas da UOS, onde foram homenageados pela professora, acompanhada do diretor regional do SESI, Roberto Zen, e da supervisora de educação, Angêla Mendes Suavi. Ao final, um brinde selou a conclusão de um trabalho que criou novos parâmetros de conhecimento para vários dos estudantes. Marineis Ribeiro Nascimento, de 27 anos de idade, foi uma das alunas. Ela conta que sempre foi de seu desejo praticar artes visuais. Ela viu no EJA a oportunidade de dar seguimento a esse sonho antigo. “Eu não esperava isso, mas foi muito interessante essa maneira de aprendizado. Eu me sinto realizada, me senti feliz. Um ajudou o outro e estamos aí reunidos para comemorar. Muito bom esse projeto do SESI”, cita.

Roberto Zen não mediu elogios ao projeto e qualificou como brilhante a condução dos trabalhos por conta da professora Kátia. Para ele, trabalhar a Semana de Arte Moderna tem grande importância histórica, permeando assuntos que devem ser do conhecimento de cada aluno. “Isso faz tornar muito interessante o dia-a-dia na nossa formação de jovens e adultos. Tudo contribui para que os alunos tenham uma compreensão melhor do mundo que os cerca”, finaliza. 

As gravuras ficarão emolduradas permanentemente na Unidade de Operações Sociais do SESI Brusque, situada na Avenida Arno Carlos Gracher, 69, no Centro. 

 

Fonte:

Deixe seu comentário