Portal da Cidade Brusque

Brusquense toma posse como presidente do Conselho do Trabalho de SC

Nome do brusquense já havia sido aprovado no fim de junho pelos demais conselheiros

Publicado em 08/08/2017 às 01:12

Foto: divulgação

O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb), Jorge Luiz Putsch, tomou posse oficialmente nesta terça-feira, 8 de agosto, em Florianópolis, como presidente do CETE-SC (Conselho Estadual do Trabalho e Emprego de SC). O nome do brusquense já havia sido aprovado no fim de junho pelos demais conselheiros, compostos por representantes dos trabalhadores, Governo e empresários.

A posse foi dada pela Secretária Adjunta da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Reginete Panceri e pelo presidente antecessor, Thiago Chaves, diretor de Trabalho e Renda da pasta. A indicação de Jorge Luiz Putsch veio da bancada trabalhista da entidade, formada por representantes das Centrais Sindicais e Federações de Trabalhadores. 

“Assumir uma função de representatividade no CETE, em um momento complexo e difícil do nosso contexto político e econômico, só reforça o tamanho da responsabilidade. Nossa posição sempre será de defender os interesses da classe trabalhadora, em especial de possibilitar meios acessíveis de formação e capacitação e políticas de geração de emprego e renda. Porém, também será de promover o diálogo com os empresários e acompanhar as atividades do Governo para o setor do Emprego no Estado com a ajuda de todos os membros do Conselho”, frisou Jorge Luiz Putsch, que ocupará a função pelos próximos dois anos.  

Após a cerimônia, os conselheiros se reuniram para tratar do planejamento das atividades. Recebeu, ainda, solicitações do presidente do Conselho Estadual de Populações Afrodescendentes, José Ribeiro. O funcionário do setor de informação da SST, Leandro Santos, apresentou o projeto do Governo Federal denominado Qualifica Brasil, o antigo Pronatec, que tem o objetivo de oferecer à população cursos de qualificação e profissionalizantes. Os conselheiros analisarão a viabilidade da implantação do programa pela Secretaria. 

O CETE-SC

O Conselho Estadual do Trabalho e Emprego tem o objetivo de organizar, elaborar e orientar políticas públicas relacionadas ao setor que beneficie o sistema de emprego em Santa Catarina, como capacitações, planejamento e funções de controle das ações de interesse das relações de trabalho.

Entre as atribuições do CETE estão orientar as atividades do Governo como cobrar a fiscalização para prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, aprovar diretrizes e os programas implantados pelo Sistema Nacional de Emprego – SINE, acompanhar as atuações direcionadas à expansão do mercado de trabalho, incentivar medidas que visam a qualificação de mão de obra e a geração de emprego, dentre outros.

O Conselho Estadual de Trabalho e Emprego é uma entidade tripartite, ou seja, é formado por membros de entidades do Governo como Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Emprego, SINE; entidades que representam os trabalhadores como Centrais Sindicais (CUT, Força Sindical, UGT), Federações de Trabalhadores (Fetimmmesc, Fecesc, Fetaesc) e sindicatos, como o Sintimmmeb; entidades empresariais, como a Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de SC) e Fecomércio (Federação do Comércio de SC); e Univesidades, como a UDESC e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Fonte:

Deixe seu comentário