Portal da Cidade Brusque

Tecnologia

Centro Municipal de Inclusão Digital recebe 27 computadores

Durante solenidade kits para robótica também foram adquiridos pela Secretaria de Educação

Publicado em 29/07/2019 às 01:53

(Foto: Marcelo Gouvêa / Portal da Cidade Brusque)

(Foto: Marcelo Gouvêa / Portal da Cidade Brusque)

(Foto: Marcelo Gouvêa / Portal da Cidade Brusque)

(Foto: Marcelo Gouvêa / Portal da Cidade Brusque)

A unidade do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) de Brusque, recebeu 27 novos computadores nesta segunda-feira (29). Além deles 25 arduinos foram adquiridos para uso da Secretaria de Educação. Os kits de componentes eletrônicos serão utilizados para as orientações práticas sobre robótica. O investimento é estimado em mais de R$ 100 mil na aquisição dos computadores e outros R$ 5 mil nos demais equipamentos.

A medida foi anunciada em uma coletiva com a imprensa, na sede do CMID, na Arena Brusque. Autoridades do município e representantes de escolas municipais acompanharam o anúncio oficial.

Os novos computadores serão usados por grupos que recorrem ao CMID periodicamente. Grupos são conduzidos para o órgão para receber as primeiras noções sobre informática, assim como formações de servidores. Para o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, o investimento no setor é um avanço importante para a cidade em relação ao desenvolvimento tecnológico.

Para o prefeito, o contato das crianças e jovens desde a escola com as tecnologias auxiliam no desenvolvimento de uma relação mais saudável e consciente delas com os meios. Em referência ao desenvolvimento da área para o meio ambiente e economia no futuro, Paegle reforçou o estímulo dado no município. “A robótica e a informática são fundamentais para as crianças”.

Robótica

A entrega dos kits voltados para a robótica iniciam, na prática, um projeto de introdução ao tema, mantido pelo poder público.. Na semana passada, a inclusão do tema na rede municipal foi reconhecida pelo prêmio Prefeito Inovador. A tendência, segundo a secretária de Educação, Eliani Buamo é que a medida seja ampliada para a rede pública após a capacitação dos servidores no CMID. “Assim que os profissionais já tenham adquiridos know-how para trabalhar, nós iremos adquirir os componentes para que os professores possam se envolver no trabalho”.

Eliani destaca o papel do ensino do tema nas escolas como uma forma de manter os estudantes locais atualizados quanto ao desenvolvimento tecnológico. “A robótica vem para fazer a integração dos diferentes conhecimentos distribuídos nas disciplinas e relacionados com a tecnologia.” 


Fonte:

Deixe seu comentário