Portal da Cidade Brusque

Cidadania e independência: Sesi Brusque realiza encerramento de sua turma de Inclusão em 2017

Música, bate-papo, leitura de poesias e um delicioso lanche: ingredientes presentes na confraternização que reuniu cerca de 10 participantes

Publicado em 13/12/2017 às 21:03

Foto: Portal da Cidade Brusque

“Mudou a minha vida muito. Quando eu comecei a ler, era bem fraco, mas depois eu peguei o jeito e comecei a ser rápido. Agora eu leio super bem. Faço isso todos dias em casa e na Igreja eu falo pedaços da Bíblia. Eu sou outra pessoa”. O depoimento é do jovem Alencar Sestrem Júnior, de 23 anos de idade. Portador de déficit intelectual, ele é um dos dez alunos que participam da turma de Inclusão do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Brusque. Foi lá que Alencar conseguiu terminar Marley & Eu, o seu primeiro livro. 

Existente desde 2007, o projeto visa promover a cidadania e o desenvolvimento cognitivo de pessoas de várias faixas etárias, que possuem necessidades especiais. As aulas ocorrem semanalmente, sempre das 14h às 17h, com atividades de arteterapia e leitura. Durante a tarde desta quarta-feira, 13 de dezembro, ocorreu a confraternização de encerramento da turma de Inclusão no ano de 2017. 

O evento não poderia deixar de ser regado com muita alegria, bate-papo, cantoria, leitura de poesias e, claro, um delicioso lanche. Para Louise Dorow Caetano, supervisora de educação do Sesi Brusque, os trabalhos realizados durante o ano possibilitam o aprimoramento de várias habilidades, por vezes limitadas devido às deficiências e as suas consequências.

“Os trabalhos variam. Fizemos, por exemplo, a Caixa das Emoções, onde os alunos guardam todas as emoções e lembranças de tudo que passaram durante o ano, os momentos juntos. A gente fez também diversos trabalhos das datas comemorativas, trabalhamos com mandalas, e essas atividades de cantoria, que tivemos a ideia de implementar, pra envolvê-los de alguma forma e se apresentar de uma outra forma pro público”, ressalta.

Para a professora Marta Stoltenberg, responsável pelas atividades repassadas à turma de Inclusão do Sesi, o ano de 2017 foi extremamente proveitoso e rico. A educadora ressalta que além de todos os benefícios para a saúde mental dos participantes, o laço de amizade criado entre eles pode ser considerado um dos principais frutos advindos do programa desenvolvido na instituição. 

“Em especial esse ano, tivemos uma amiga, a Andréia, que faleceu, então a gente quer neste momento fazer um momento de homenagem pra ele, como o ciclo da vida que se fechou, então veio a ideia de a gente cantar, acreditar nessa amizade que está se construindo. Está se criando um laço de se encontrar um na casa do outro, de sair para diversos lugares, então acreditamos muito nessa união”, enfatiza.

Incentivo à leitura

Composto por participantes que conseguiram se alfabetizar regularmente e outros que ainda estão desenvolvendo o seu intelecto, uma das principais metas da turma de Inclusão do Sesi é o fomento a leitura. Para quem não consegue acompanhar os livros e revistas, existe o recurso do áudio, que é amplamente utilizado nas atividades. Tudo para criar o gosto nos participantes, fazendo com que desenvolvam suas habilidades. “A gente procura trabalhar para que construam o prazer pela leitura. Elas são feitas em conjunto, fazemos trabalhos especiais com poesias e revistas, fazendo com que manuseiem outros materiais. Buscamos sempre trabalhar a autonomia de cada um, para que criem sua independência”, finaliza Marta.

 

Fonte:

Deixe seu comentário