Portal da Cidade Brusque

Conecte: Senai mira formação com base na Indústria 4.0.

Matrículas continuam abertas para a nova modalidade de ensino disponibilizada na Unidade Brusque da instituição

Publicado em 08/10/2017 às 23:02

Foto: divulgação

A Indústria 4.0., tida como a nova revolução industrial, já não é mais uma especulação. Ela está ocorrendo bem diante dos nossos olhos. Várias profissões que até poucos anos garantiam o sustento de muitas pessoas hoje já deixaram de existir. Daqui alguns anos, outras dezenas de atividades surgirão. E a educação, no meio de todo esse novo ecossistema, tem um papel chave na formação dos jovens de hoje, profissionais de amanhã.

Pensando numa matriz curricular que fugisse dos padrões e se adaptasse às novidades e desafios do mercado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), reconhecida pela revista Exame em uma publicação recente como a instituição de formação educacional que mais presta serviço para a indústria brasileira, formulou o Conecte, seu novo programa de ensino médio que traz uma série de diferenciais do modelo educacional clássico. E a Unidade Brusque é uma das oito em todo o estado de Santa Catarina - e a única na região - que está com inscrições abertas para esta nova proposta de ensino.

Um dos principais diferenciais do Conecte é se preocupar com a entrega do jovem após o término dos estudos. Com base nesta problemática, o SENAI pensou na integração do Ensino Médio com o curso técnico em Informática. “Ou seja, uma formação, apenas. Uma certificação, para que a gente dê tempo para que o jovem experimente, no contraturno, outras possibilidades”, destaca o diretor do SENAI Brusque, Julcimar Luis Machado.

Mas quais possibilidades seriam essas? O Conecte também tem uma resposta para isso. No contraturno, os alunos matriculados no ensino médio poderão desempenhar uma série de atividades qualificadas em ‘clubes’. Clube de Inglês, de Matemática, de Robótica, de Teatro… As opções são vastas e podem ajudar os integrantes a descobrirem múltiplas vocações, já que é permitida a participação em mais de uma atividade. “Ele pode experimentar todos, pode fazer só um ou montar uma trajetória. Os alunos também podem indicar clubes de seu interesse”, continua Machado.

Mais informações sobre as matrículas para o Ensino Médio Conecte no SENAI Busque podem ser obtidas através do telefone 47 3251-8900 ou, então, através do link https://goo.gl/xrm8VA.

Trunfo do Brasil na Revolução 4.0.

Publicação recente da Revista Exame ressalta que o SENAI se arvora como um dos grandes trunfos possíveis do Brasil diante da Revolução 4.0. em duas dimensões: fomento à produtividade por meio da digitalização e formação de capital intelectual.  Contando com 2,6 milhões de estudantes em todo o país, segundo o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, o país não terá alternativa no futuro se não pensar no modelo de educação, um grave problema na matriz da educação brasileira  “Só 8% dos jovens fazem educação técnica junto com a educação regular”, disse.

Fonte:

Deixe seu comentário