Portal da Cidade Brusque

criança feliz

Conheça a nova escola de Brusque, onde o aluno aprende e ensina ao mesmo tempo

Inova Centro Educacional traz a Brusque metodologia Reggio Emilia, que estimula as crianças na construção de suas próprias ideias em um ambiente acolhedor

Publicado em 08/08/2021 às 22:00

(Foto: Arquivo/Portal da Cidade Brusque)

Você, mamãe ou papai, está procurando por um espaço onde seu filho possa aprender e ampliar o conhecimento ou por atividades que complementem a rotina de estudos? Você sabia que a idade da criança e o local onde ela está inserida são fatores cruciais para o desenvolvimento corporal e intelectual dela?

E é por isso que a Inova Centro Educacional chega a Brusque. Para estimular as crianças na construção de suas próprias ideias, em um ambiente tranquilo e acolhedor.

Educação Infantil e Extracurricular
A Inova é um espaço totalmente pensado e dedicado para as crianças, pois atende os pequenos da Educação Infantil, entre 2 e 6 anos incompletos, e também realiza atividades extracurriculares, para crianças entre 2 e 11 anos.

Com mais de mil metros quadrados de área livre, os pequenos poderão interagir, se expressar, brincar e ampliar suas linguagens desenvolvendo, assim, sua coordenação motora fina e ampla, tão importantes no desenvolvimento da criança.


Turmas reduzidas e mais atenção com cada criança
Com capacidade para atender 200 crianças em tempo integral e 20 por ambiente em turnos parciais, a Inova traz um time de professores multidisciplinares, incluindo de dança, inglês, teatro, jiu-jitsu e artes.

A didática da Inova prioriza a liberdade da imaginação e criatividade da criança, exploradas por meio de aulas diferentes. Como de ateliê, culinária com a participação de uma nutricionista e chef gastronômica, musicalização, meditação, reforço e tarefas escolares, e, claro, sempre desenvolvidas e aplicadas por profissionais formados nas áreas de atuação.

Metodologia
Com proposta educacional diferenciada, a Inova seguirá a abordagem pedagógica de Reggio Emilia, a qual parte do pressuposto de que os adultos têm uma atividade prioritária: escutar e reconhecer as múltiplas potencialidades de cada criança, que deve ser observada e atendida, cada uma na sua individualidade.


“É uma abordagem onde a criança é protagonista do lugar onde vive e está inserida. Eu como mãe, sempre zelei pela vida dos meus filhos e me preocupei muito em como eles seriam recebidos em suas escolas, se seriam bem acolhidos e, principalmente, amados. E é um lugar assim que queremos oferecer para as crianças, onde os pais se sintam felizes e confortáveis em deixarem seus filhos”, destaca uma das fundadoras da Inova, Eloisa Dalmolin.

Eloisa é graduada em Pedagogia, pós-graduada em Educação Infantil, Anos Iniciais e Neuropsicopedagogia. Já trabalhou com Educação Infantil, Educação Especial e Anos Iniciais. Ainda na graduação conheceu a abordagem Reggio Emilia e passou a sonhar em, um dia, abrir a própria escola com os princípios dessa linha.

O sonho se tornou realidade quando passou a ser planejado junto da sócia-fundadora Ingred Mara Eccel Monteiro.


Ingred também é graduada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar. A professora já trabalhou com Educação Infantil, Educação Especial, Reforço Escolar e Anos Iniciais.

“Começamos a procurar um lugar que pudesse acolher as crianças, um local onde elas e as famílias fossem as peças fundamentais desse projeto. A maior motivação foi querer oferecer não só um espaço escolar, mas um local onde tudo é pensado nas necessidades das crianças e das famílias, e fazer com que assim elas sejam escutadas, sejam as protagonistas das suas experiências”, diz Ingred.

A proposta educacional de Reggio Emilia também trabalha com a participação constante de todos, tendo um único método e inúmeras vertentes. Com isso, os princípios como respeito, participação da comunidade e responsabilidade irão nortear todo o trabalho desenvolvido na escola. Ingred e Eloísa reforçam que foi a abordagem que as motivaram a fundar a Inova.

Extracurricular
Assim como no processo de aprendizagem na Educação Infantil, o formato do Extracurricular da Inova prioriza as interações com as pessoas e com o mundo ao seu redor.

Com isso, as crianças podem construir conhecimentos fundamentais para o seu desenvolvimento, e fazer com que o seu desempenho cresça em diferentes áreas do saber.


“Ao estabelecer outros compromissos, a criança começa a ter senso de responsabilidade e mais autonomia. Durante essas práticas, é possível descobrir talentos, hobbies e até uma futura profissão, melhorando a autoestima e confiança da criança”, destaca Ingred.

E é por isso que no espaço Extracurricular Inova, toda criança será protagonista nas atividades propostas, sendo elas fundamentais para o desenvolvimento social e cognitivo. Além disso, a prática melhora a interação entre as crianças e agrega valor educativo. No Centro Educacional Inova os pequenos terão contato com outros tipos de atividades, diferentes do que vivenciam nas escolas regulares.

Sempre através do estímulo, o objetivo da Inova é fazer com que as crianças se tornem cidadãos comprometidos com o seu meio ambiente, sua Pátria e sua comunidade de uma forma mais ampla com a vida.

Isso tudo, em uma estrutura de acessibilidade e inclusão, por meio de atividades sadias de desenvolvimento para as crianças na Educação Infantil e no período do contraturno escolar.


Quer conhecer a Inova Centro Educacional? Contate o WhatsApp e agende uma visita. 

Clique aqui para visitar o perfil no Instagram.

A escola fica localizada na rua João Bauer, nº 180, ao lado da Matelétrica, no Centro de Brusque.


Fonte:

Deixe seu comentário