Portal da Cidade Brusque

Conectados

Curso de Engenharia Mecânica da Unifebe usa mídias sociais para expor projetos

Vídeos estão disponíveis no Youtube e Facebook

Postado em 16/04/2019 às 07:51 |

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Os vídeos dos trabalhos da 5ª edição do Hands-On — projeto que promove a vivência de atividades práticas e o cotidiano no desenvolvimento de projetos de Engenharia Mecânica — já podem ser conferidos nas mídias sociais oficinais do Centro Universitário de Brusque (Unifebe): Youtube e Facebook.

Os vídeos foram postados nas Redes Sociais nesta segunda-feira, 15 de abril e a quantidade de “Gostei/Likes” e “Curtidas” será conferido no dia 29 de abril entre 14h e 14h15.  A pontuação será contabilizada apenas se o vídeo do grupo atingir, no mínimo, 200 curtidas na publicação oficial na página do Facebook da Unifebe e 100 no Youtube. O material também será analisado por uma banca, que considerará se o trabalho atingiu dez itens específicos.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Denis Boing, destaca que a cada semestre os trabalhos do Hands-On apresentam uma evolução técnica e de complexidade. Conforme ele, com a experiência adquirida, os acadêmicos literalmente executam a "Engenharia", isso quer dizer que realizam a medição da força necessária para o dispositivo, calculam as relações de transmissão necessárias, otimizam a fabricação por manufatura aditiva, entre outras.

" A cada edição há menos tentativa e erro e mais Engenharia. Os alunos estão a cada dia aprendendo que na prática a teoria é a mesma. Outro ponto fundamental a ser destacado no Hands-On é o desenvolvimento das habilidades necessárias aos profissionais do século XXI, como: capacidade de solução de problemas complexos, criatividade, trabalho em equipe", salienta.  

O coordenador também ressalta que nessa edição os acadêmicos tiveram uma motivação extra, que é o desenvolvimento de uma solução para a indústria em um tema emergente.

"Os estudantes podem vivenciar o mercado de trabalho com a responsabilidade de buscar e entregar uma solução respeitando os requisitos de tecnologia e inovação. O projeto Hands-On possui o foco inteiramente voltado para o desenvolvimento dos acadêmicos, é uma metodologia inovadora que incrementa a qualidade do ensino da Unifebe" , avalia.

Contribuição dos egressos

Um dos diferenciais da 5ª edição do projeto é a participação de egressos, que são avaliadores dos trabalhos produzidos pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica. Para Boing, essa contribuição é fundamental para a longevidade do curso.

"Tais ações aumentam o "senso de pertencimento" dos acadêmicos e dos egressos com a Unifebe e com o próprio curso. Ou seja, a Instituição é da comunidade e é para ela que atua. Quanto mais próximos os egressos estiverem da Unifebe, maior será o número de pessoas contribuindo para um ensino de qualidade focada nas demandas regionais e emergentes — ressalta.

O egresso Osnildo Habitzreuter Junior enfatiza que retornar para a Unifebe e colaborar com esse projeto é muito gratificante, pois interage-se diretamente com as equipes e com a solução do desafio.

"O Hands-on é fundamental, é uma experiência única a cada desafio, tem que caprichar, buscar os melhores resultados, ser criativo, aprender a enxergar os erros e amadurecer, escutar a opinião dos colegas, e o mais importante é não desistir nunca. No mercado de trabalho isso é tudo, um bom colaborador tem que ser criativo, ser educado e ouvir outras opiniões, mostrar seu potencial, buscar o melhor resultado para todas as partes", salienta.

Fonte:

Deixe seu comentário