Portal da Cidade Brusque

Em Guabiruba, Licht Nacht apresenta o Natal nos diferentes países

Evento foi realizado no bairro Aymoré, o mais alemão de Guabiruba, durante a noite desta segunda-feira (4)

Publicado em 04/12/2017 às 23:06

Foto: divulgação

No bairro mais alemão de Guabiruba foi realizada na noite de segunda-feira (4), a 5ª edição da Germano Licht Nacht, evento de fim de ano da Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt que ultrapassou os muros escolares tornando-se um evento de toda cidade no mês de dezembro. A criatividade de alunos e professores aliada ao engajamento com a comunidade e a participação de grupos como Alemão Encanto e Terno de Reis atraiu inúmeras pessoas para a escola. Se nos anos anteriores foi o pátio do educandário que lotou, neste o público encheu quadra e arquibancadas do ginásio da Germano Brandt, inaugurado no segundo semestre deste ano.

Com a atriz Jenifer Schlindwein interpretando uma senhora viajante e conhecedora de culturas, o espetáculo essencialmente musical mostrou aspectos do Natal de diferentes países, induzindo o público a uma viagem imaginária pela Áustria, Islândia, Canadá, Iraque, Portugal, Irlanda, Itália, Finlândia, Alemanha e Brasil. As apresentações duraram aproximadamente duas horas e contagiaram a plateia, formada principalmente por moradores do bairro Aymoré.

A aposentada Inácia Renata Reichert Boos, de 74 anos, cantou, aplaudiu e se emocionou. Disse que apesar de não ter filhos, sempre decorou sua casa para a chegada do Natal. “Eu amo o Natal”, falou, relatando que é o momento de encontro da família de oito irmãos. A cada ano, é escolhido o irmão que fará a festa no ano seguinte. “Minha casa está sempre enfeitada. Lembro que começava a fazer o pinheiro à noite e não conseguia mais parar. Terminava de madrugada e no outro dia precisava trabalhar às sete da manhã. Depois que eu enfeitava, colocava um CD e me emocionava. De alegria”.

Para Renata, a Germano Licht Nacht traduz esse sentimento que aflora. “É lindo. Maravilhoso. É a terceira vez que participo. Que nunca se acabe”, declarou.

Marcaram presença o prefeito Matias Kohler, vice Valmir Zirke, presidente da Câmara de Vereadores Cristiano Kormann, secretária de Educação Edna Maria da Silva Jasper, vereadores Haliton Kormann e Paulo Ricardo Gums, além de pessoas vinculadas a entidades culturais. A diretora da Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt, Fernanda Krempel Pöpper, ressaltou a proposta de aliar conhecimento e sentimento natalinos. “Os estudantes pesquisaram sobre o Natal de outros países para levar ao público curiosidades. Muitas pessoas nos disseram, ao final do evento, que gostaram de saber sobre as comemorações de outros povos. Conseguimos levar conhecimento junto com a emoção do natal”, avaliou.

Fonte:

Deixe seu comentário