Portal da Cidade Brusque

HISTÓRIA

Escolas de Guabiruba recebem livro sobre a história da região

Obra foi escrita pela professora e futura reitora da Unifebe, Rosemari Glatz

Publicado em 19/12/2018 às 23:20

(Foto: Divulgação)

As escolas de Guabiruba receberam na manhã desta última quarta-feira (19) 24 exemplares do livro “Brusque, os 60 e o 160: Elementos da Nossa História”, de Rosemari Glatz. A entrega foi feita pela própria autora ao prefeito, Matias Kohler, vice Valmir Zirke, secretário de Educação, Alfred Nagel Neto e professor da pasta Kelwyn Pfleger. As obras ficarão à disposição das bibliotecas para pesquisa dos estudantes.

Professora universitária e futura reitora do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Rosemari Glatz levou três anos de profundas pesquisas para concluir o impresso. A escritora diz que buscou desde o início uma forma com que a publicação pudesse também ser abordado nas escolas.

“O livro foi pensado e escrito de forma didática, pode ser lido aos poucos e ao final dos capítulos traz referências para a realização de pesquisas”, explica.

Rosemari ainda esclarece que Guabiruba se faz presente no livro, já que a história das duas cidades se entrelaça. “Brusque e Guabiruba eram uma só. No mesmo mês que chegam os primeiros colonizadores à Brusque, também chegam em Guabiruba, então não tem como separar a história de Brusque com a de Guabiruba”, destaca.

O secretário de Educação, Alfred Nagel Neto, comemora a vinda dos livros para as escolas da cidade. “São obras que serão revertidas aos nossos alunos e eles só tem a ganhar com isso. Não temos muita bibliografia nesse sentido aqui na cidade, a memória é falível e se a história não for registrada ela será perdida”, enaltece.

Neto é autor de duas edições do livro Amor e Guerra e doou dois exemplares para a Biblioteca da Unifebe.


A obra

Decidida a resgatar a história e as tradições da região de Brusque, Rosemari Glatz fez um levantamento baseado também no período antes da fundação oficial da cidade, em 1860, quando já habitavam no município diversos imigrantes.

A escassez de informações sobre a época motivou ainda mais a autora a pesquisar sobre, embora tenha encontrado muitas limitações. O livro conta com linguagem acessível, uma rica diversidade de gravuras, muitas histórias e a reprodução inédita do rosto de Maximilian von Schneeburg, o Barão de Schneeburg.

Fonte:

Deixe seu comentário