Portal da Cidade Brusque

Faculdades de Brusque pedem descontinuação de transporte universitário para alunos de cursos disponíveis na cidade

Medida provocou polêmica e a criação de um abaixo-assinado

Publicado em 25/07/2017 às 03:06

Foto: divulgação

Vem dando o que falar um pedido feito pelas faculdades brusquenses Assevim, Unifebe e São Luiz, direcionado à Prefeitura de Brusque. De acordo com o que apurou Portal da Cidade Brusque, o ofício protocolado pelas instituições de ensino solicita a descontinuação do transporte universitário para estudantes matriculados em outras cidades, porém, em cursos disponíveis no município.

A justificativa dos educandários é de que a medida trará igualdade no tratamento dado aos estudantes. Porém, os alunos que serão diretamente afetados pela proposta, caso a Prefeitura a acate, não concordam. 

Tanto que, durante esta terça-feira (25), já trataram de organizar um abaixo assinado que, até o fechamento desta reportagem, já contava com mais de 70 assinaturas. 

Confira um trecho do que diz o abaixo-assinado

"É evidente que o pedido feito ao Prefeito Municipal possui caráter oportunista, uma vez que demonstra interesse em forçar que os munícipes sejam direcionados para tais instituições.

A retirada do beneficio assistencial de transporte universitários a atual administração da prefeitura brusquense estaria prejudicando parte dos 2 mil alunos regularmente matriculados em cursos em universidades conceituadas e com ótimos indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado, os quais as instituições brusquenses carecem.

Ademais, os valores e condições das mensalidades fora de Brusque, bem como o número muito superior de oferta de bolsas, tem sido atrativo para a escolha de uma graduação mais barata e de qualidade superior. Para os estudantes de Universidades Comunitárias, é lamentável o posicionamento oriundo da Unifebe, uma vez que seu reitor é vice-presidente do sistema ACAFE e sempre compactuou com as políticas de assistência universitária.

Dessa forma lamentamos novamente termos que nos manifestar em virtude de um direito já adquirido que nos garante estudar, bem como de ter a livre escolha de decidir onde realizar a graduação, não só pela competência da universidade em que estuda, mas também pelo que ela tem a oferecer em estudos posteriores à graduação. Sendo assim, solicitamos a mantença do transporte universitário, para que os estudantes não sejam prejudicados em seu futuro profissional considerando o benefício para o município no avanço da mão de obra qualificada".

O que diz a Prefeitura

Procurado pela reportagem de Portal da Cidade, o Poder Executivo disse que o ofício foi tão somente protocolado pelas universidades e que passará por avaliação da pasta competente. Até uma decisão, nada muda.

Fonte:

Deixe seu comentário