Portal da Cidade Brusque

Educação

FIESC realiza quinta edição do Dia da Família na Escola

Durante o sábado, centenas de pais e responsáveis participaram de várias ações preparadas para estimular a participação na vida escolar dos jovens

Publicado em 07/04/2018 às 21:09

“Minha filha tem 14 anos e desde pequena, em todos eventos que tem, estou junto”. A empolgação de Cláudia Moraes, mãe de uma aluna do curso de confeccionador de moldes existente na Unidade Brusque do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) transmite de maneira plena o objetivo do Dia Estadual da Família na Escola, realizado em todo o estado de Santa Catarina neste sábado (7), com o objetivo de incentivar a participação dos pais e responsáveis no processo de educação de seus filhos.

Existente desde 2014, fruto do Movimento Santa Catarina Pela Educação, da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), a partir de 2016 a data virou lei estadual aprovada e sancionada pelo governo do estado. Em Brusque, o Dia Estadual da Família na Escola foi promovido pela Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação no Vale do Itajaí Mirim. 

Por meio de atividades diversas, brincadeiras, jogos, oficinas e palestras, os pais foram convidados a passar horas especiais com os alunos nas entidades da FIESC, do Sistema S, nas escolas da rede estadual de ensino e, também, nas escolas municipais parceiras Companheiro Ayres Gevaerd, no Bairro Volta Grande, e Doutor Carlos Moritz, no Zantão. 

Aguardado por alunos e pais, o Dia da Família na Escola do SESI Escola, no Bairro Jardim Maluche, foi um verdadeiro sucesso. Contação de histórias, oficinas de carpintaria, culinária, robótica, jogos, apresentações culturais, exposições… Dá de se perder com as atividades disponibilizadas para estreitar os laços entre pais, filhos e professores. Opções gastronômicas no local? Teve sim. Lanches deliciosos, sanduíches, espetinhos de frutas, tudo isso feito pelos alunos e seus responsáveis, para depois ser vendido por apenas R$ 1 para os participantes.

“A gente fica cada vez mais convencido de que com a presença da família, toda a educação acaba sendo beneficiada de forma maravilhosa. Essa estruturação, essa proximidade que a gente percebe nas atividades que programamos no SESI, deixa clara a oportunidade que os pais têm de interagir com seus filhos, conhecer os trabalhos e os artefatos gerados nos momentos de aprendizagem. Isso, na minha opinião, não tem preço a nível do que isso provoca de efetividade nas ações de educação”, ressalta Roberto Zen, coordenador regional do SESI, que prestigiou o evento durante a manhã ensolarada deste sábado.

Sabe quando a gente diz que “Dia das Mães não é só um dia e, sim, todos os dias”? O mesmo vale para vários feriados onde o chavão se repete. Traçando esse paralelo, porque não dizer que “Dia da Família na Escola é todo dia”? Alexandre Picchi, que já estudou quando criança no SESI e agora tem o seu filho matriculado no primeiro ano do ensino fundamental, acredita que este tipo de evento é essencial para que os pais e responsáveis se interessem cada vez mais com a produção escolar de suas crianças e jovens.

"Eu acho muito interessante. Eu mesmo estudei no SESI desde a primeira série até a oitava. Então pra mim o SESI é referência em escola, estudo, educação e tudo o mais. O bom destes eventos é a interação com a criança em seu ambiente escolar. Fico feliz de vir aqui. Quando a mãe não pode vir, o pai vem, ou o contrário. O importante é não deixar de comparecer", diz ele.

Apresentações musicais ao vivo, desfile, exposição de trabalho, jogos, oficinas e, acredite, até mesmo um test drive exclusivo com um kart elétrico feito por alunos! Algumas das opções do Dia da Família na Escola no SENAI Brusque. A programação contou com a presença de pais e responsáveis dos alunos do ensino médio, dos cursos técnicos e dos cursos de aprendizagem da instituição.

Lembra da Cláudia, do início desta matéria? Toda orgulhosa, ela comenta sobre a importância deste tipo de ação. "Nós pais devemos participar de todos os eventos em que nossos filhos estão inclusos. Ajuda no desenvolvimento deles como pessoas, como estudantes, para que eles tenham um caminho direito mais para frente. A nossa presença ajuda para que eles se enturmem no convívio com as pessoas”, Opina.

O trabalho fruto do Movimento Santa Catarina pela Educação, através da Câmara Regional de Educação, já vem trazendo resultados práticos, como a melhora nos índices e uma maior conscientização dos pais, providencial personagem no ciclo da educação, sobre a importância da sua participação na vida escolar de seus filhos. A reflexão é de Julcimar Luis Machado, diretor do SENAI Brusque e, também,  interlocutor da Câmara Regional de Educação do Movimento Santa Catarina pela Educação no Vale do Itajaí Mirim.

“Nós temos percebido o seguinte: com o apoio da Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação, da rede estadual e municipal de ensino, do Sistema S, universidades, sindicatos e, claro, da vice-presidência regional da FIESC, na pessoa do vice-presidente Ingo Fischer, estamos conseguindo fazer, ano a ano, com que a inclusão dos pais e alunos seja maior e mais efetiva. Começamos a perceber que há a conscientização sobre a importância do acompanhamento da vida escolar de seu filho e filha para o seu desenvolvimento", finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário