Portal da Cidade Brusque

Hospital de Olhos de Brusque promove palestra gratuita com orientação sobre o Diabetes

A diabetes, entre outras coisas, pode causar perda de visão

Publicado em 06/11/2017 às 08:08

Foto: ilustração

O Hospital de Olhos de Brusque (HOB) promoverá, no próximo dia 9 de novembro, a palestra “De Olho no Diabetes – Encontro com Especialistas, Educação em Saúde, Orientação e Prevenção a Diabetes”, a partir das 19h. O encontro, aberto ao público, terá a presença de profissionais da área médica que abordarão o assunto. As vagas são limitadas e os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, pelo telefone (47) 3355-5050.

As palestras serão realizadas no auditório do HOB, localizado na rua Otto Renaux, nº 174, Centro de Brusque. O objetivo é orientar as pessoas de como é possível melhorar a qualidade de vida, os cuidados clínicos e alimentação para quem convive com a doença.

A doutora Juliana M. Bottós, Mestre em Patologias da Mácula e Cirurgias da Retina e Doutora (PhD) pela Universidade Federal de São Paulo, integrante do corpo clínico do HOB, Dr. Frederico Marchisotti, médico endocrinologista, a enfermeira Mariana Masera e a nutricionista Fabiana Duarte Neves ministrarão os seminários.

De acordo com Juliana, a Diabetes é responsável por comprometer diversos órgãos do corpo humano, entre eles os olhos. A retinopatia diabética, nome dado a enfermidade ocular decorrente do diabetes, é uma doença silenciosa e que pode levar a perda visual e está entre as maiores causas de cegueira no mundo.

“A retinopatia diabética, a chamada cegueira doce, vai evoluindo lentamente devido ao elevado índice de açúcar no sangue do diabético. E pior: acredita-se que metade dos portadores de Diabetes Tipo 2 no Brasil desconhece que tem a doença, o que torna o Diabetes ainda mais preocupante. Diante de tudo isso, o Hospital de Olhos de Brusque está promovendo o dia de conscientização do Diabetes. São palestras com especialistas e orientação nutricional”, explicou a Dra. Juliana M. Bottós.

14 de novembro, Dia Mundial de Diabetes

A Campanha foi criada em 1991, pela Federação Internacional do Diabetes (I.D.F. sigla em inglês) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), devido ao grande número de pessoas no mundo com o diagnóstico da doença. A data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico Canadiano que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921. Em 2017, o tema da campanha é “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”.

 

Fonte:

Deixe seu comentário