Portal da Cidade Brusque

Mãos do bem: voluntários se unem para ajudar e mudar realidade de famílias brusquenses

Publicado em 12/08/2017 às 07:45

Foto: divulgação

O nome do grupo já diz tudo: mãos que, unidas, fazem o bem para famílias brusquenses que são carentes de necessidades básicas, como alimentação, produtos de higiene, roupas, entre outros. Criado há cerca de um mês por pessoas que já eram inseridas no voluntariado,e por outras que tinham vontade de ajudar e não sabiam como, o Mãos do Bem já atuou em diversos bairros da cidade, levando atenção, esperança e amor a crianças e adultos.

O grupo nasceu dentro de outra ação social – a Escola dos Anjos, um projeto que atua com crianças carentes, com a doação de carinho, abraços e atenção. Já falamos da Escola dos Anjos aqui, e aqui. Confira.

O voluntário do Mãos do Bem, Pablo Alexandre Costa, conta que, no dia 12 de julho, quando era realizada a segunda etapa da Escola dos Anjos, ele e outros voluntários unidos com as crianças atendida pelo projeto começaram a conversar sobre o que mais poderiam fazer pelos pequenos e suas famílias. A vontade dos que ali estavam em ajudar era tão grande que não demorou mais de algumas horas para o grupo ser formado e as primeiras atuações acontecerem.

Hoje, o grupo já conta com cerca de 40 voluntários, que se comunicam diariamente pelas redes sociais, aplicativos de mensagens e em encontros de onde saem muitas ações sociais. “Queríamos fazer algo a mais, levando alimentos para as famílias carentes de Brusque. A ideia inicial era fazermos um mutirão, arrecadar alimentos e entregar às famílias. Mas o projeto tomou uma proporção muito maior”, diz.

Uma das primeiras ideias era criar uma escolinha de surf para crianças. O objetivo era poder levar os pequenos à praia, onde muitos deles ainda não pisaram, embora estejam a cerca de 30 quilômetros do mar. “Aí os voluntários começaram a trazer as ideias de aulas de capoeira, artesanato, bordado. E não só as crianças poderiam ser atendidas, mas sim os adultos”, conta Costa.

As mãos trabalham no que for preciso
Não é só na captação de produtos, alimentos e roupas que o Mãos do Bem atua. Ele faz que for necessário para melhorar a qualidade de vida das famílias. Costa afirma que o grupo já se uniu para reconstruir o telhado de uma casa que chovia dentro. Já foram parar locais em que  crianças passavam fome, entre outras situações emergenciais em que eles agiram rapidamente.

“Não tem ações pré-determinadas em que a gente atua. A gente faz o que precisa ser feito, vai aonde as pessoas precisam”, conta o voluntário.

O grupo também conta com pessoas que fazem uma  certa triagem nos bairros e indicam quem mais precisa de ajuda. São moradores de bairros que conhecem de perto a necessidade de famílias carentes e que informam as situações mais emergenciais.

Próxima etapa: criar bibliotecas comunitárias
A educação também é algo que o Mãos do Bem julga ser essencial. Tanto que o grupo já está em fase de recolher livros infantis e adultos para montar a primeira biblioteca comunitária do Conjunto Sesquicentenário, no bairro Limeira. Algumas empresas de Brusque disponiblizaram seus espaços para serem pontos de coleta.

Quem quiser ajudar pode doar livros novos ou usados e levar nos seguintes locais: Massaneiro Turismo (avenida Arno Carlos Gracher), Loja Ana e João (Rua João Bauer, Centro), Tintorama (Rua Sete de Setembro, Santa Rita) ou no galpão de uma voluntária que o disponibilizou para coleta de livros, produtos de higiene ou alimentos. O galpão fica ao lado da BC Malhas, na rua lateral do Fort Atacadista, na Rua Henrique Rosin.

De acordo com Costa, a ideia é criar outras bibliotecas comunitárias em diversos bairros. O grupo precisa apenas que o bairro tenha algum local apropriado para receber as prateleiras e os livros e, claro, precisa estar fácil ao acesso dos moradores.

“Também queremos ensinar a pegar o peixe”
Além de entregar doações, o Mãos do Bem já planeja fornecer cursos de culinária e artesanato para os adultos poderem ganhar um dinheiro extra. “É uma oportunidade para mães ou pais que têm filhos pequenos e podem trabalhar em casa, ajudando na renda da família. Não damos só o peixe. Também queremos ensinar essas famílias a pescar”.

O que as famílias mais precisam?
Os pedidos de ajuda que mais têm chegado ao Mãos do Bem são de alimentos , produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e toalhas de banho. Segundo Costa, é muito comum várias pessoas da mesma família dividirem a toalha de banho e, por causa do clima atual, acabam sempre ficando úmidas. Além destes, o grupo está constantemente coletando roupas e calçados infantis e brinquedos.

A maior parte das doações vêm dos próprios voluntários e, agora que o projeto já está ficando mais conhecido, amigos destes também se propõem a ajudar. Quer contribuir também? Você pode se tornar um voluntário ou doar um dos itens citados. As doações podem ser entregues nos pontos de coleta ou é só informar os voluntários que eles vão até você.

Para saber mais sobre o Mãos do Bem, acesse a página do Facebook ou contate o voluntário Pablo Costa pelo número (47) 99622-7208.

Fonte:

Deixe seu comentário