Portal da Cidade Brusque

Movimento Nós Podemos tem apresentação de case pela Unimed

Ações do programa Viver Bem na Escola foram abordadas em reunião do Comitê ODS Brusque na tarde de quarta-feira (14)

Publicado em 20/06/2017 às 08:54

Foto: divulgação

‘O que você tem a ver com isso?’ foi o tema do primeiro encontro entre signatários do Movimento Nacional ODS - Nós Podemos Brusque, realizado na tarde de quarta-feira (14). no Centro Empresarial. A Unimed Brusque esteve presente e é uma das 19 organizações brusquenses que já aderiram ao Movimento.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram lançados pela ONU em setembro de 2015 e propõem metas a serem alcançadas até 2030. “A proposta visa um mundo mais sustentável e apesar de as metas parecerem muito distantes da nossa realidade, é preciso começar a agir na comunidade onde estamos inseridos, para conseguirmos alcançar a transformação mundial. A proposta não é desenvolver projetos pontuais para atender os ODS, e sim, incorporar práticas já realizadas pelas organizações de forma permanente que atendam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Diferente do Selo Social, que previa a realização de projetos específicos, o Movimento Nós Podemos quer que os participantes entendam os ODS e identifiquem o que está relacionado com a sua prática diária, ou seja, com qual indicador e meta mundial é possível contribuir a partir do seu negócio”, explica a gestora de Responsabilidade Social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns, que é coordenadora geral do Comitê ODS Brusque. 

Exemplo

Integrar os atores que buscam aplicar os ODS nas estratégias e na gestão das organizações, ajudando a disseminar o conceito do Movimento e servir de referência para a atração de novos signatários, foi o propósito do encontro, que contou com a apresentação de cases do Núcleo de Gestão Ambiental da Acibr e da Unimed Brusque.

O coordenador do Núcleo Valter Floriani falou sobre o projeto Eco Ponto, e a gestora de Responsabilidade Social da Unimed, Camile Rebeca Bruns, apresentou ações desenvolvidas pelo programa Viver Bem na Escola, com os projetos Educação para o Trânsito e Saúde da Menina. “No caso da Transitolândia, que é realizada em parceria com a Polícia Militar de Brusque, a Unimed contribui com o fornecimento de lanches aos estudantes que participam das aulas de Educação para o Trânsito. Em 2016, o projeto atendeu 800 crianças do ensino fundamental de 40 escolas, e contribui significativamente para a formação cidadã delas. Já o projeto Saúde da Menina, é desenvolvido junto a Escola de Educação Básica Francisco de Araújo Brusque desde 2015, e integra estudantes de 12 a 16 anos, que após terem participado de capacitações têm a oportunidade de compartilhar orientações sobre qualidade de vida, prevenção da gravidez na adolescência e os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), para outras colegas em sala de aula. O objetivo é promover ações educativas de conscientização em prol da vida e já temos observado resultados positivos, principalmente, quanto ao índice de adolescentes grávidas, que diminuiu no ambiente escolar”, descreve Camile.

Participação

Para o Técnico em Segurança do Trabalho, Sergio de Sousa, o encontro esclareceu como é possível colaborar com o Movimento. Ele trabalha na Tecelagem Atlântica, que ainda não é signatária, mas que realiza ações que se enquadram na proposta dos ODS. “A empresa participou do Selo Social e foi muito positivo pois firmamos parcerias com outras organizações para o desenvolvimento de projetos que nos trouxeram ótimos resultados. Começamos a desenvolver ações que hoje fazem parte da nossa rotina e que além de contribuir com o meio ambiente, possibilitaram a otimização de processos e a diminuição de custos. Penso que o principal objetivo é fomentar parcerias, e juntar forças para alcançar a meta traçada: um mundo sustentável. Essa reunião foi importante para mostrar que podemos ser exemplo para outras pessoas e incentivar outras empresas e entidades a também adotarem práticas sustentáveis”, define o participante.  

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, também esteve presente no encontro e já aderiu ao Movimento como signatária. “A CDL participa desse Movimento pois quer contribuir para o alcance desses objetivos. Vimos a adesão da entidade a essa Agenda 2030 como fundamental, pois acreditamos numa sociedade melhor, e para alcançar isso, é necessário a participação de todos. Muitas pessoas e entidades já compartilham dessa ideia e praticam ações que atendem os ODS, mas ainda não estão engajadas ao Movimento. Então, queremos reforçar a divulgação e compartilhar as ações realizadas, para atrair mais participantes”, observa Anelise Margraf, assessora de comunicação da CDL e coordenadora de comunicação do Comitê ODS Brusque.

Empresas, organizações, entidades e pessoas físicas que desejam participar do Movimento podem entrar em contato com a organização por meio da fanpage: Movimento Nacional ODS Nós Podemos Brusque; ou acessar o site do Movimento Estadual: http://nospodemos-sc.org.br, e fazer a inscrição no link ‘Seja ODS’. As próximas reuniões do Comitê ODS Brusque serão realizadas nos dias 17 de agosto, 21 de setembro e 22 de novembro.

Fonte:

Deixe seu comentário