Portal da Cidade Brusque

Palestra destaca desafios e benefícios da Indústria 4.0

Sérgio Gamba palestrou sobre o tema “Indústria 4.0 – como fica a manufatura enxuta?”

Publicado em 10/06/2017 às 07:16

Foto: divulgação

O futuro está cada vez mais próximo. Após a 1ª, 2ª e 3ª Revolução Industrial, agora nos preparamos para mais uma fase desse processo: a 4ª Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0.

Para falar sobre os desafios e os benefícios que envolvem este processo, o técnico têxtil Sérgio Gamba palestrou sobre o tema “Indústria 4.0 – como fica a manufatura enxuta?” na Semana Acadêmica dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Química da UNIFEBE. A palestra contou com a participação de acadêmicos, egressos e empresários da região.

"Essa nova fase da revolução industrial, a indústria 4.0, será o advento da tecnologia, com a Internet das Coisas (IoT) e a constante conexão das máquinas. Teremos cada vez mais a interferência do fator humano dentro do fator produtivo de uma linha de produção", afirma o palestrante.

Sérgio destaca a necessidade de adequação das empresas e das profissões para a adaptação a esta nova fase.

"A grande preocupação disso tudo é o impacto. Como que as empresas vão se preparar para isso? E como as pessoas estarão inseridas nessa mudança? Como essas pessoas estarão preparadas para trabalhar? Serão necessárias cada vez mais profissões voltadas para a tecnologia. O fórum mundial nos informa que 65% das profissões que serão utilizadas nos próximos sete anos ainda não existem. As pessoas terão que ser preparadas para que se adequem a essa situação e convivam com a nova fase da revolução industrial", provoca.

Para auxiliar nesta mudança, a UNIFEBE oferta o curso de pós-graduação em Engenharia de Produção que abordará o assunto. As inscrições estão abertas até o dia 15/08. As aulas iniciam na segunda quinzena de agosto. Para mais informações acesse o site unifebe.edu.br.

Fonte:

Deixe seu comentário