Portal da Cidade Brusque

50 PARCERIAS

Parceria do clima e mobilidade sustentável são destaques na Alemanha

Trabalhos realizados entre a Unifebe e Universidade de Karlsruhe foram destacados à comitiva das “50 Parcerias Municipais pelo Clima”.

Publicado em 17/07/2018 às 06:53

Em mais uma etapa do projeto de mobilidade urbana sustentável, realizado em parceria com a Universidade de Karlsruhe, o reitor da Unifebe, professor doutor Günther Lother Pertschy, e outros representantes da Instituição estão na Alemanha participando de compromissos relacionadas ao projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”. A agenda teve início nesta segunda-feira (16) e segue até a próxima segunda, 23 de julho.

A delegação da Unifebe é formada pelo reitor, pela pró-reitora de ensino de Graduação (Proeng) Heloisa Maria Wichern Zunino, pela assessora da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex) Rosemari Glatz e pela Assessora de Relações Internacionais Ana Paula Bonatelli. Representantes da Prefeitura também participam da viagem.

Apesar de estarem no início da missão, o reitor destaca os resultados já alcançados nesta parceria internacional. "Estamos extremamente satisfeitos por vários motivos. Um deles é o patamar de amadurecimento do projeto que nós alcançamos unindo esforços entre a academia, governo e também indústria e comércio, através da AciBr e da CDL. Isso é fantástico" ressalta Pertschy.

Segundo ele, o primeiro dia da programação foi importante para observar as oportunidades que podem ser exploradas entre as duas universidades e em benefício da parceria.


Mobilidade Sustentável

Segundo o coordenador de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe, Marcelius Oliveira Aguiar o projeto de Mobilidade em parceria com a Universidade de Karlsruhe está em fase de simulações, a partir do trabalhado realizado pelos acadêmicos na Alemanha e as metodologias aprendidas no Workshop Internacional de Mobilidade Sustentável “Hands on Sustainable Mobility”.

" Já fizemos a coleta de dados em cruzamentos aqui em Brusque. Posteriormente esses dados servirão como base como propostas e pesquisas de mobilidade urbana para o município" destaca.


50 parcerias pelo clima

O projeto 50 Parcerias Municipais pelo Clima já traz resultados palpáveis ao brusquense, com ações como a instalação de lâmpadas LEDs nas vias centrais da cidade e, também, das estações inteligentes Smight, únicas na América do Sul.

O plano de ação contempla diversas ações que buscam minimizar problemas climáticos e contribuir para o principal objetivo do projeto, que é zerar a emissão de dióxido de carbono até o ano de 2050.

As iniciativas são divididas em seis temas principais: energias renováveis, contenção de cheias, saneamento básico, mobilidade urbana, resíduos sólidos e educação ambiental.

Fonte:

Deixe seu comentário