Portal da Cidade Brusque

Prefeitura apresenta campanha e ações do Programa Guabiruba Legal

Uma cartilha orientativa foi lançada e será distribuída à população por meio dos estudantes da rede municipal de ensino

Publicado em 21/07/2017 às 05:04

Foto: divulgação

Em uma entrevista coletiva realizada na quinta-feira (20), no salão nobre da Prefeitura de Guabiruba, o município apresentou a campanha e as ações que foram e serão realizadas no Guabiruba Legal, programa cujo objetivo é reforçar os riscos provocados pelas construções irregulares e pela comercialização de terrenos em locais impróprios.

Uma cartilha orientativa foi lançada e será distribuída à população por meio dos estudantes da rede municipal de ensino. Também ficará à disposição da comunidade nos pontos públicos.

Em 2013, a situação das construções irregulares em Guabiruba chamou a atenção do poder público, que iniciou a orientação por meio da campanha “Antes de construir ou comprar um terreno, consulte a prefeitura”. No ano seguinte, instalou placas orientativas em vários pontos da cidade com a mesma frase. As orientações, no entanto, amenizaram, mas não inibiram a prática ilegal.

Em abril de 2017, a Prefeitura de Guabiruba iniciou, então, uma campanha publicitária mais impactante para chamar a atenção dos perigos das construções irregulares, realizou palestras e a partir de quinta-feira retornou com a publicidade que será veiculada nos meios de comunicação até setembro. Paralelamente a essas ações, a partir do dia 1o de agosto a fiscalização começa a ser mais rigorosa. O objetivo principal da campanha é fazer com que Guabiruba cresça de maneira ordenada e segura.

Na ocasião, foi apresentado o perfil no instagram da prefeitura e a TV Interna que será instalada nas unidades básicas de saúde e pontos públicos com um sistema de monitoramento e inserção de notícias online.

O prefeito Matias Kohler apresentou as ações e frisou que a fiscalização ficará mais intensa a partir de agosto. “Guabiruba trabalha desde 2013 nessa área, mas a partir de agora seremos mais incisivos nas questões de controle de ocupação de terreno de construções irregulares, ainda mais com o crescimento que o município vem registrando. Se não tomarmos essas medidas, vamos ver em Guabiruba aquilo que ocorre em muitas cidades, como a favelização, degradação e todas as consequências de quando não se atua de forma mais enérgica”.

Além da imprensa, participaram da coletiva o vice-prefeito Valmir Zirke, gerente de desenvolvimento regional da Fatma, Percy Borba, presidente da CDL de Guabiruba, Patricia Rothermel, coordenadora do Núcleo de Empresários, Luana Schumacher Vaz e o comandante da Polícia Militar na cidade, sargento PM Weverton Martins Brandão.

 

Fonte:

Deixe seu comentário