Portal da Cidade Brusque

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla mobiliza APAEs

Em Guabiruba a entidade trabalha a integração do deficiente na sociedade com o olhar voltado ao mercado de trabalho

Publicado em 23/08/2017 às 07:33

Foto: divulgação

De 21 a 28 de agosto as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAEs de todo o Brasil estão envolvidas na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que em 2017 tem como tema os direitos, necessidades e realizações. O movimento é coordenado pela Federação Nacional das APAEs e em Guabiruba a entidade trabalha a integração do deficiente na sociedade com o olhar voltado ao mercado de trabalho.

As ações estão dando resultados. Duas estudantes da APAE foram empregadas em supermercados da cidade. Monique Aparecida Batista e Camila Pacheco da Silva possuem 28 anos e passaram a dividir seu tempo entre a casa, escola e serviço. E sentem-se realizadas. “Eu gosto de receber dinheiro, trabalhar, comprar minhas coisas, tô pagando meus dentes, o meu aparelho”, diz Camila. Monique conta que empacota compras há nove meses. “Eu gosto porque fiz amizades, conheço pessoas, aprendi muitas coisas”, fala.

A orientadora pedagógica, Raquel Hoffmann, explica que elas diminuíram a frequencia na APAE para conciliar os horários e que com o emprego puderam experimentar outra realidade além da casa e escola. “Conforme elas são orientadas no trabalho, vão vendo que precisam seguir as regras como qualquer outra pessoa, que não são diferentes. A gente percebe uma mudança no comportamento, na atitude, enfim, um amadurecimento”, pontua.

Raquel destaca que existe uma parceria com as empresas do município e que a empregabilidade da pessoa com deficiência intelectual passa, principalmente, pelo apoio da família, uma vez que os pais precisam abrir mão do benefício recebido do governo quando o filho começa a trabalhar.

Oficinas para o mercado de trabalho

Oficinas de iniciação profissional, viabilizadas com recursos do Fundo da Infância e Adolescência – FIA, estão entre as atividades que preparam o estudante para a inclusão no mercado de trabalho. Atualmente, duas oficinas estão em andamento: lavação de carros e culinária.

A pedagoga da APAE Graziela Dalcastagnér explica que com os cursos eles aprimoram suas habilidades na prática, além de aprenderem conceitos importantes para o desenvolvimento de uma tarefa. “Nas oficinas eles estão aprendendo sobre trabalho em equipe, cooperatividade, pontualidade e responsabilidade. Eles também assumiram o compromisso com esse curso. Então, toda segunda-feira sabem que não podem faltar, que precisam cumprir horário”, enfatiza. “Os pais já notam a diferença em casa, principalmente na questão da pontualidade. Tivemos uma reunião com eles e todos elogiaram as atividades e relataram as mudanças”, completa.

A oficina de lavação de veículos é realizada em parceria com um estabelecimento localizado no bairro Aymoré, onde os proprietários também auxiliam os estudantes. A de culinária na própria APAE.

O programa de iniciação no mercado envolve ainda a visita a empresas, onde depois de aprenderem sobre a profissão, os estudantes vão a campo conhecer o profissional. Mais informações sobre os programas podem ser obtidos na APAE pelo telefone 47 3354-0773 e no Facebook /apae.guabiruba/.

Fonte:

Deixe seu comentário