Portal da Cidade Brusque

Unimed Brusque capacita voluntários para Programa de Voluntariado Corporativo de 2017

Em sua 4ª edição projeto irá contemplar quatro escolas municipais

Publicado em 17/08/2017 às 00:15

Foto: divulgação

Ao longo desta quarta-feira (16), a Unimed Brusque, em parceria com a Junior Achievement (JA), realizou a capacitação para os 34 voluntários que irão participar do Programa de Voluntariado Corporativo de 2017. Em sua quarta edição, o programa tem como objetivo oferecer ao público interno da Unimed Brusque a possibilidade de exercer sua cidadania por meio do trabalho voluntário estruturado, conduzindo os participantes para uma atuação socialmente responsável, através de metodologias educacionais, desenvolvidas pela Junior Achievement. Este ano o projeto será realizado em quatro escolas da rede municipal de ensino: EEF Professora Augusta Knorring, EEF Poço Fundo, EEF Padre Luiz Gonzaga Steiner, e EEF Mun Lions Clube Comp Oscar Maluche. Ao todo serão 32 colaboradores da Unimed Brusque e dois voluntários envolvidos.  

Durante o encontro foram repassados os conteúdos das três metodologias que serão transmitidas aos alunos do sétimo, oitavo e nono ano. Os temas trabalhados serão “Vamos falar de Ética?”, assunto atual e que aborda a ética nas relações; “Vantagens de permanecer na escola”, tema exclusivamente desenvolvido em escolas públicas e que incentiva aos jovens a darem continuidade aos estudos devido aos altos índice abandono; e “Economia pessoal”, que incentiva os jovens a se organizarem financeiramente e para que eles reflitam o que querem para o seu futuro. O tema também inclui a preparação para entrevistas para o mercado de trabalho e a oportunidade de conhecerem as profissões de seus interesses.

“A Unimed tem uma parceria muito bacana com a JA, não apenas nesse, mas também em outros projetos desenvolvidos em demais escolas. E com certeza o Programa do Voluntariado, em especial, é diferenciado, onde o voluntário tem a oportunidade de conviver com os alunos e ver que essa ‘sementinha’ plantada por ele pode mudar o futuro de um jovem. Sem contar que é necessário cada vez mais as empresas se engajem em projetos assim, como a Unimed, em fazer a diferença na comunidade onde estão inseridas”, declara a coordenadora de projetos da Junior Achievement, Renata Jardim, responsável pela capacitação dos voluntários.

Cronograma

A assistente social e coordenadora de Responsabilidade Social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns explica que em quatro edições do projeto, este foi o ano com maior número de voluntários participantes.  “Esse número superou as nossas expectativas, já que em menos de uma semana tivemos o interesse dos voluntários em cooperar para transformar a realidade desses jovens, e incentivá-los a empreender para suas vidas”, enfatiza.

A partir de agora a Unimed Brusque entrará em contato com as unidades de ensino para agendar a melhor data em que o programa será desenvolvido com as turmas, em uma manhã ou uma tarde, em sala de aula, entre os meses de setembro e outubro. Já no mês de novembro serão entregues os certificados a todos os voluntários do programa, bem como aos professores que participam do projeto “Nosso Planeta, Nossa Casa”, desenvolvido nos quartos anos em todas as escolas públicas.   

Expectativas e transformação

Entre os voluntários do projeto deste ano está a assistente jurídica da Unimed Brusque, Luiza Dayane da Silva. Esta é a primeira vez em que ela irá participar da experiência que acredita ser enriquecedora. “É um programa que ajuda muitos jovens. A minha metodologia é sobre ‘as vantagens de permanecer na escola’, o que será muito interessante de trabalhar para fazer com que esses alunos tenham a visão da importância em dar continuidade nos estudos, para ter um futuro melhor. Com certeza será muito gratificante tanto para os alunos que irão receber o projeto como para nós, voluntários”, comenta.

Já o enfermeiro da Unimed Brusque, Erivaldo Vieira participa desde a primeira edição do programa e mais uma vez está animado para colocar em prática os treinamentos e orientações recebidos na quarta-feira, 16. “É muito gratificante, pois sempre há uma troca de experiências e vivências, entre nós, profissionais e voluntários, e os alunos. Além disso, sentimos que os alunos dão bastante credibilidade aos voluntários sobre os temas abordados, o que é ótimo, sem contar que a atuação voluntária sempre agrega muito ao nosso dia a dia, à nossa profissão”, completa. 

Fonte:

Deixe seu comentário