Portal da Cidade Brusque

Workshop internacional propõe ações de mobilidade sustentável em Brusque

Seminário contou com a participação de intercambistas da Alemanha

Publicado em 06/11/2017 às 22:23

Foto: divulgação

Tornar Brusque uma cidade mais sustentável e habitável. Esse, é o objetivo do workshop internacional de mobilidade urbana "Hands on Sustainable Mobility", realizado pela UNIFEBE em parceria com a Universidade de Karlsruhe, da Alemanha. 

Para propor ações que contribuam com o desenvolvimento urbano sustentável, de 6 a 10 de novembro, acadêmicos das duas universidades trabalharão em conjunto no campus Santa Terezinha. Participam da ação dez estudantes alemães de Gestão de Tráfego, sete acadêmicos brusquenses de Arquitetura e Urbanismo e três de Engenharia Civil.

"O objetivo do workshop é discutir problemas comuns em cidades de diferentes países, como: pontos de estrangulamento, transporte público, trânsito excessivo, poluição, entre outros. Nosso intuito é desenvolver a parte da mobilidade urbana, tentar solucionar da melhor forma possível os problemas atuais, aplicando o que os estudantes aprenderam em sala de aula", explica o coordenador de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, Marcelius Oliveira de Aguiar.

Para analisar alguns itens que possam ser melhorados, o grupo de trabalho visitou na segunda-feira (6) alguns bairros e pontos estratégicos do município.

"A partir do que foi identificado, eles proporão soluções para minimizar essas questões. A gente não vai conseguir resolver o problema de uma cidade em uma semana, mas vamos discutir melhorias, alternativas, e apresentar posteriormente ao poder público o que foi debatido", explica Aguiar.

Para as intercambistas Kerstin Husse e Swenja Sawilla, a expectativa é propor novos olhares para as questões locais. 

"Aqui, por exemplo, vocês têm muito mais carros nas ruas, porque todos os lugares são muito longes. Na Alemanha, nós costumamos utilizar mais bicicletas. Talvez nós possamos ajudar a cidade e aprender mais uns com os outros", esperam.

"Que todo mundo aprenda junto, com nossas diferentes culturas, e que no fim da semana nós possamos apresentar uma proposta de projeto de mobilidade sustentável. Eu gostei da cidade, Brusque é muito agradável", destaca o intercambista Jonas Schmid. 

Os intercambistas ficam no país até o fim da semana. A partir do dia 13 de novembro, a UNIFEBE recebe outra comitiva alemã, desta vez do projeto “50 parcerias municipais pelo clima”, que marcará a instalação das estações inteligentes “Smight”.

Fonte:

Deixe seu comentário