Portal da Cidade Brusque

SOLIDARIEDADE

Brusque conquista Bronze no Basquete das Olimpíadas das APAEs de SC

O evento busca integrar os alunos aumentando a autoestima e comunhão entre amigos e famílias.

Publicado em 12/08/2018 às 07:52

(Foto: Divulgação)

Alunos da APAE Brusque participaram nesta semana, na cidade de Gaspar, da XXI Olimpíada das APAEs de Santa Catarina, que reuniu cerca de duas mil pessoas, entre atletas, dirigentes, árbitros e equipes de apoio. Usuários da APAE de Brusque e de Guabiruba representaram a região do Médio Vale competindo nas modalidades de basquete masculino e natação feminina.   

Houveram também disputas no atletismo, futsal, handebol, tênis de mesa, bocha Rafa, bocha Paraolímpica e capoeira mista, entre os dias 5 e 9 de agosto. A Olimpíada é realizada a cada três anos e visa além da promoção do esporte, um momento de integração e desenvolvimento da autoestima dos participantes e de seus familiares.  

A professora Joice Diegoli esteve entre os quatro profissionais que acompanharam os alunos da APAE Brusque. Durante as competições, o grupo ficou alojado em um sítio da Família Jönk, no bairro Bateas.

“A participação de nossos alunos foi muito importante pois proporciona uma experiência diferente. Não é apenas o aprendizado que o esporte traz mas possibilita maior autonomia deles, confiança e uma certa independência. Em relação aos jogos, o time de basquete iniciou perdendo, o que deixou os alunos tristes. Mas a conquista da medalha de bronze deixou eles bem contentes. Já na natação, devido a problemas de registro da atleta Maria Cristina Cuchiki, não foi possível chegar a etapa final, porém fica a lição de que nem sempre saímos campeões e o que vale é participar”, descreve a educadora.

Richard Nicolas Colares Gordo, de 20 anos, participou das Olimpíadas pela primeira vez e certamente vai sempre lembrar da primeira experiência fora de casa. “Fiquei muito feliz. No início, fiquei um pouco nervoso nos jogos. Fiquei triste quando perdemos, mas depois ganhamos a medalha e aí comemorei. É a primeira vez que dormi fora de casa e foi muito legal”, destaca o aluno da APAE Brusque.  

Rodrigo Lima de Oliveira já havia participado das Olimpíadas há três anos e comemorou mais uma medalha. “Fiquei bastante nervoso e errei muitas cestas nos primeiros jogos, mas estou satisfeito com a terceira colocação e porque consegui fazer muitos pontos no último jogo”, declara o atleta.  

Além de Richard e Rodrigo, integraram também o time, os alunos Jhones da Silva Bueno, André Henrique Cesari, Maikol Charles da Silva, Henrique Joaquim Vatte, Luiz Carlos Alves, Ciro Marciel dos Santos, Jacosinho Zimmermann e Adelmo Moraes Rezendo.   

Fonte:

Deixe seu comentário