Portal da Cidade Brusque

ESPORTES

Projeto que forma maratonistas está com inscrições abertas em Brusque

Além do Projeto 42k, as inscrições seguem abertas também para o Projeto 21k, da meia maratona

Publicado em 16/09/2021 às 08:33

(Foto: Divulgação)

Brusque sediou, no dia 29 de agosto, sua primeira maratona, a Fibra Fisio Marathon. A prova emblemática, foi motivada pela realização de um sonho em comum, de 12 pessoas, que há um ano iniciaram um treinamento focado nos 42,195km, o Projeto 42k, realizado pelo Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay.

Neste mês de setembro, se iniciam as inscrições para a segunda turma do projeto, que visa formar maratonistas para a prova que será realizada em 2022. De acordo com o educador físico Felipe Guilherme Ristow, o projeto piloto teve 100% de aproveitamento, ou seja, os 12 participantes completaram a prova.

“Captamos muitas informações durante esse período no projeto piloto e agora ele segue com o objetivo de ser ainda mais aprimorado. Sabemos que a corrida é um esporte individual, mas um dos diferenciais de estar no grupo, é poder compartilhar ideias, objetivos e sonhos em comum. Trabalhamos com planilhas de treinamento personalizadas, focadas no desenvolvimento de cada pessoa dentro do projeto”, explica.

O Grupo do Bay foi pioneiro na cidade de Brusque ao oferecer projetos para formar maratonistas e também meio maratonistas (21km) no ano passado. Os treinamentos englobam aulas de fortalecimento muscular, que são muito importantes para quem busca essas distâncias; planilhas de treinos personalizadas de acordo com a disponibilidade de tempo de cada aluno, e seu objetivo durante a prova, todas lançadas no aplicativo Treinus, do qual os integrantes têm acesso; e acompanhamento e orientação dos treinadores.

Nesta edição, o projeto também está aberto a participantes de outras cidades, com orientações e treinos de fortalecimento transmitidos de forma online. “A planilha de treinos já é disponibilizada através do aplicativo, justamente para que o atleta tenha em mãos o que foi planejado para a semana e faremos o envio das orientações e dos exercícios de forma online, para oportunizar àqueles que não moram em Brusque, a possibilidade de também realizar este sonho de correr uma maratona”, enfatiza Ristow.

Além do Projeto 42k, as inscrições seguem abertas também para o Projeto 21k, da meia maratona. O primeiro projeto tem duração de um ano, já o segundo, de seis meses.

Do zero ao 5km

Paralelo aos projetos de longas distâncias, o Grupo também lançou uma nova proposta. Trata-se do Projeto Corrida – do Zero ao 5K. De acordo com o treinador Jose Armando Vasquez Soto, o Bay, o maior objetivo é motivar as pessoas que têm vontade em iniciar nesta prática esportiva, com orientações precisas para elas atingirem este objetivo.

“Somos dois profissionais que entendemos muito de corrida. E com o passar do tempo, percebemos que o desenvolvimento é muito importante em todo o processo, com planilhas de treinamento, com fortalecimento. Por isso desenvolvemos este projeto focado em quem quer iniciar na corrida. É uma oportunidade para desmistificarmos a corrida, para mostrarmos às pessoas que este trabalho é muito importante para elas chegarem aos 5km com segurança, isso tudo baseado em treinos e fortalecimento. E depois disso, quem sabe, consigamos instigá-las a buscar distâncias maiores”, revela.

O Projeto Corrida seguirá em módulos semelhantes ao da Maratona e Meia Maratona, ou seja, com planilhas personalizadas de treinos, aulas de fortalecimento muscular e feedback dos treinadores. As aulas acontecem na sede do Centro de Performance, localizado na avenida Dom Joaquim, Edifício Citrino, ao lado do Beto Pães.

Vale lembrar que o Projeto também está aberto a participantes de outras cidades, com disponibilização de orientações de forma online. A duração do projeto é de seis meses.

Grupo de Corrida completa sete anos

Importante frisar que o Grupo do Bay continua com suas turmas de corrida nos períodos da manhã e da noite. O objetivo principal é fomentar a prática da corrida de rua, com orientações dos treinadores.

Jose Armando Vasquez Soto, o Bay, empresta seu nome ao Grupo, o primeiro a ser criado na cidade, isso há quase sete anos. As aulas acontecem de segunda à quinta-feira à noite, e segundas, quartas e sextas pela manhã, com treinos pelas ruas da cidade. O local de encontro é a sede do Centro de Performance, localizado no Edifício Citrino, bairro Centro II.

Mais informações 47 99244-2339 ou Instagram da Corrida do Bay.


Fonte:

Deixe seu comentário