Portal da Cidade Brusque

COPA DO BRASIL

Raio-x: Conheça o Brasil de Pelotas, adversário do Brusque na Copa do Brasil

Xavante tem desempenho apenas mediano no início da temporada, mas confia no fator casa e em atletas experientes para superar o Quadricolor

Publicado em 10/03/2020 às 01:56
Atualizado em

(Foto: Jonathan Silva)

Após uma temporada ruim na Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado, o Brasil de Pelotas segue em um momento de instabilidade dentro e fora de campo. Em 2019, a equipe terminou a segunda divisão do Brasileirão na 14ª posição, com 44 pontos, apenas cinco a mais que o primeiro time na zona de rebaixamento, o Londrina, que somou 39.

Além do mau desempenho em campo, o Xavante foi denunciado no STJD por atraso de salário de quatro atletas. O julgamento ainda não tem data para acontecer, mas o clube corre risco de perder pontos e ser rebaixado.

A Assessoria Jurídica do Brasil diz não temer a possibilidade de rebaixamento, alegando que a denúncia por fair play financeiro só poderia ter sido feita com o contrato dos jogadores em vigência, o que não ocorreu. Há outros casos parecidos nos quais os clubes denunciados não foram rebaixados.

Em meio a esses problemas, o clube teve um fraco desempenho na primeira fase do Campeonato Gaúcho. Em cinco jogos, foram três derrotas, um empate e apenas uma vitória. O que levou o Xavante a amargar a lanterna do Grupo B. No segundo turno, a equipe conta com uma vitória e uma derrota. Portanto, a luta contra o rebaixamento no Gauchão será uma realidade caso os resultados não aparecerem em breve.  

Copa do Brasil

Na Copa do Brasil, o rubro negro avançou na primeira fase ao empatar em 3 a 3 com o Gama (DF), jogando em Brasília. Na fase seguinte, superou o Manaus por 1 a 0, no Bento Freitas, casa da equipe, credenciando-se a encarar o Bruscão na terceira fase. É a primeira vez que ambas equipes disputam essa fase na segunda competição de mais prestígio no país.

Brasil superou o Manaus na segunda fase. Foto: Fernando Fruki 

Ídolo na casamata

A equipe é treinada pelo ex-atacante Gustavo Papa. Artilheiro e ídolo do Xavante, clube que defendeu por seis temporadas, ele ganhou a chance de comandar a equipe após a demissão de Bolívar, no ano passado. A exemplo de Jersinho, ele era membro da comissão fixa do clube de Pelotas, e foi efetivado no comando da equipe.


Gustavo Papa é o treinador do Brasil. Foto: Giancarlo Santorum / Brasil-Pel/Divulgação

Ex-volante do Brusque é ídolo da torcida

O elenco conta com dois ex-atletas do Brusque. O experiente volante Leandro Leite, que passou pelo Quadricolor entre 2010 e 2011 e o meia Wellington Simião, que vestiu a camisa do Bruscão em 2011 e em 2015.

Desde 2012 no Xavante, Leandro Leite é um mártir para a torcida. Com 37 anos, ele é o capitão do Brasil e possui mais de 300 jogos com a camisa rubro negra.


Leandro Leite possui mais de 300 jogos pelo Xavante. Foto:João Antonio Ferreira

Atletas destacados

O principal destaque da equipe é o meia Gegê. Camisa 10, ele desembarcou em Pelotas neste ano para ser o principal articulador do time. Revelado pelo Botafogo, onde alternou entre boas e más atuações, ele teve também passagens pelo ABC, Adana Demispor (Turquia) e Avaí, no ano passado. Canhoto, ele possui uma ótima visão de jogo e técnica refinada e é o jogador mais perigoso da equipe.


Gegê é "o cara" do Xavante. Foto: Divulgação/Brasil de Pelotas

Outro jogador que prometer dar trabalho à defensiva do Bruscão é o atacante Gabriel Poveda. Emprestado pelo Athletico Paranaense, ele fez uma ótima Série C pelo Juventude. No final do ano, o Furacão decidiu não renovar o contrato do jogador, que assinou com o Xavante para 2020. Revelado pelo Guarani, ele já passou também pela base do Internacional, e é um atacante de lado veloz, que utiliza muito sua rapidez e habilidade para atacar pelos flancos do gramado. Contudo, ele foi expulso no confronto contra o Manaus e desfalca a equipe contra o Brusque no jogo de ida.


Gabriel Poveda só poderá enfrentar o Brusque no confronto da volta. Foto: Divulgação/Brasil de Pelotas

Assim, a principal referência no ataque será o atacante Wesley Pacheco. Centroavante de área revelado pelo Grêmio, ele tem passagens por diversos clubes do futebol brasileiro como América Mineiro, Paysandu, Caxias e Boa Esporte. Apesar de ter marcado apenas um gol nesta temporada, o camisa 9 do Brasil é experiente, conhece o caminho das redes e está acostumado a jogar esse tipo de competição.

Wesley Pacheco, o 9 do Brasil de Pelotas. Foto: Divulgação/Brasil de Pelotas

Força do Bento Freitas

Jogando no Bento Freitas em 2020, o Brasil perdeu apenas para o Grêmio, logo na segunda rodada do Campeonato Gaúcho. Depois do revés contra o Tricolor, o Xavante empatou com o Esportivo e venceu São José, Novo Hamburgo e Manaus diante de sua torcida. Assim como o Brusque, o time é muito forte atuando como local, com uma torcida apaixonada que faz o adversário sentir o fator casa.

Brasil de Pelotas e Brusque se enfrentam nesta quinta-feira (12), às 21h30, no estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS). O confronto de volta ocorre na semana que vem, no Augusto Bauer.


Fonte:

Deixe seu comentário