Portal da Cidade Brusque

DECISÃO

Governo de SC vai exonerar diretor do Procon investigado por assédio sexual

Diretor do Procon de Santa Catarina, Roberto Salum, foi acusado de assédio sexual por uma funcionária terceirizada; Polícia Civil já abriu inquérito

Publicado em 29/03/2024 às 17:15

(Foto: Reprodução )

O diretor do Procon de Santa Catarina, Roberto Salum, deverá ser exonerado do cargo ainda nesta sexta-feira (29). A medida está sendo articulada depois que a Polícia Civil confirmou abertura de um inquérito para apurar uma denúncia por crime de assédio sexual.

O tema foi publicado ainda na noite desta quinta-feira (28), na Coluna Bom Dia. A denúncia caiu como uma “bomba” pelos corredores do Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina já que Roberto Salum é uma indicação de Jorginho Mello (PL).

Devido a gravidade das denúncias contra Salum, a cúpula do Executivo ignorou o feriado para estudar o afastamento do diretor já que, nesse momento, trata-se de um caso de polícia.

O governador Jorginho Mello se reuniu ao longo da manhã para se subsidiar de todas as informações disponíveis onde, ainda nesta sexta, vai se manifestar a respeito do caso e quais medidas deve adotar. A expectativa é pela exoneração do dirigente a partir da próxima semana.

A Coluna Bom Dia entrou em contato com Roberto Salum na noite de quinta e ao longo da manhã desta sexta. O único retorno repassado foi de “segunda-feira no escritório do advogado. O horário depois repasso”. O espaço segue aberto para posicionamento oficial.

Pouco depois do meio-dia desta sexta-feira (29) o governo de Santa Catarina se posicionou oficialmente pelo afastamento do diretor estadual do Procon:

O Governador do Estado, ao tomar conhecimento de denúncia cujo conteúdo se refere a falta de decoro no exercício da função pelo Diretor Estadual do Procon-SC, determinou o imediato afastamento do servidor e determinou a apuração célere dos fatos. O Governo do Estado não pactua com atos atentatórios a moral e aos bons costumes.

Afastamento antes da exoneração

Tecnicamente o diretor do órgão do consumidor está oficialmente afastado. Agora corre um rito legal até acontecer a exoneração de Roberto Salum, ou não.
A exoneração, dessa forma, é consumada só depois da publicação no Diário Oficial do Estado.

Assédio sexual no Procon

A Polícia Civil investiga um possível caso de assédio sexual praticado por um integrante do alto escalão do Procon de Santa Catarina.

O caso foi registrado nesta quarta-feira (27) e entregue à Dpcami (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso) de Florianópolis, que abriu inquérito para apurar o caso.

Além da denúncia por assédio sexual, a Coluna Bom Dia teve acesso a pelo menos 15 relatos entregues à ouvidoria que acusam o mesmo indivíduo por condutas como abuso de autoridade, assédio moral, além de diferentes episódios de desrespeito.

Os documentos foram registrados junto a secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço, na qual o Procon faz parte.

Em contato com a pasta, não foi possível confirmar se o acusado passa por alguma sindicância ou procedimento administrativo.


Fonte:

Deixe seu comentário