Portal da Cidade Brusque

Política

Janela partidária: bancada do Democratas deve crescer na Câmara de Brusque

Existe a expectativa na filiação de três vereadores, incluindo o presidente da Câmara

Publicado em 02/03/2020 às 08:47
Atualizado em

(Foto: Câmara Municipal de Brusque)

Na próxima quinta-feira (5), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dará início a abertura da janela partidária no ano de 2020.

Assim, os parlamentares poderão trocar de legenda por justa causa, abstendo-se da possibilidade de punições. O prazo para a troca vai até o dia 3 de Abril.

Com isso, geram-se expectativas para as novas filiações dos vereadores no município de Brusque. Um exemplo é o vereador Paulinho Sestrem, que está no Patriota e foi anunciado recentemente como pré-candidato a prefeito pelo Republicanos. Paulinho deve ser o primeiro nome a trocar de legenda com a abertura da janela.

Por outro lado, existem os vereadores que não irão optar pela troca de partido e darão continuidade aos seus trabalhos com suas legendas atuais. Exemplo disso é o vereador Claudemir Duarte, que está no Partido dos Trabalhadores desde seu primeiro mandato como vereador, no qual assumiu no ano de 2013.

Marcos Deichmann também dará seguimento a suas atividades em seu atual partido. Recentemente, ele assumiu a presidência do Patriota. A tendência é que o partido se lance à majoritária nas próximas eleições.

O Democratas pode ser considerado o grande destaque quando trata-se da troca de partidos e do aumento da bancada. Os vereadores Celso Emydio e Léo Schimitz fazem parte do partido na Câmara atualmente.

A expectativa é que com a abertura da janela, o atual presidente do Legislativo, Ivan Roberto Martins; o 2° secretário da Câmara, Cleiton Bittelbrunn; e o vereador Alessandro Simas, também passem a fazer parte do partido.

Ivan Roberto Martins afirmou em entrevista ao Jornal O Município que está de saída do Partido Social Democrático (PSD).

Disse, também, que existe a possibilidade de ir para o Democratas. O vereador Alessandro Simas (PSD) deve acompanhar Ivan Martins, acabando assim com a bancada do Partido Social Democrático na Câmara de Vereadores de Brusque.

Cleiton Bittelbrunn, que hoje está no Patriota, falou sobre as possibilidades de entrar no Democratas. “Está quase certa minha ida para o DEM, assim como o Ivan Martins e o Alessandro Simas. É bem provável que assinaremos nossa filiação ao partido”, afirma.

Caso as filiações desses vereadores sejam confirmadas, a bancada do Democratas irá ocupar um terço da Câmara Municipal de Brusque. A mesa diretora será formada por completo pelo partido, com exceção do vereador Keka (PSB).

Fonte:

Deixe seu comentário