Portal da Cidade Brusque

ELEIÇÕES 2018

Minoria do eleitorado de Haddad e Bolsonaro conhece propostas dos candidatos

Cerca de 13% dos eleitores de Bolsonaro conhecem as propostas do candidato. 15% do eleitorado de Haddad leu plano de governo do presidenciável.

Publicado em 23/10/2018 às 03:17

Há seis dias de decidir quem será o novo presidente do país, muitos eleitores ainda não conhecem o plano de governo de seus candidatos e nem mesmo suas principais propostas.

Segundo pesquisa do DataFolha divulgada na última semana, cerca de 13% do eleitorado de Jair Bolsonaro (PSL) vota no candidato por conhecer o plano de governo. O índice do candidato pelo PT, Fernando Haddad chega a 15%. Cerca de 10% dos eleitores votam nos candidatos por acreditar no fim da corrupção.

20% do eleitorado de Haddad vota no candidato para evitar a eleição de Bolsonaro. Por sua vez, os chamados antipetistas somam 25% do elitorado do candidato pelo PSL. A apresentação do plano de governo é obrigatória pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é com base nele que os candidatos fundamentam suas propostas.

Pensando nisso o Portal da Cidade elencou quatro áreas, entre elas, Educação, Saúde, Segurança e Economia e preparou um resumo das principais propostas dos candidatos com base em seus planos de governo.

Propostas para Educação:

Fernando Haddad (PT)

Expansão de matrículas no ensino superior além do fomento de escolas técnicas integrais pelo país. Realização anual de uma Prova Nacional para o ingresso docente na rede pública de ensino.

Jair Bolsonaro (PSL)

Se eleito, o candidato pretende diminuir o percentual de vagas para cotas raciais, ampliar o número de escolas militares e defender a educação à distância no ensino fundamental, média e universitário.

Propostas para a saúde

Fernando Haddad (PT)

Retomar recursos dos royalties do petróleo e do pré-sal para investir na saúde e educação além de criar uma Rede de Especialidades Multidisciplinar nas redes públicas municipais de saúde.

Jair Bolsonaro (PSL)

Candidato busca criar Médico do Estado, que visa proporcionar o atendimento em áreas remotas do país e inclusão de profissionais de educação física nos programas de saúde da família, para combater a obesidade.

Propostas para segurança pública

Fernando Haddad (PT)

Candidato defende o que chama de “segurança pública cidadã” baseada em programas sociais e no combate a desigualdade social. É contra a legalização do porte de armas.

Jair Bolsonaro (PSL)

Candidato vai trabalhar no endurecimento das leis penais e na revisão do Estatuto do Desarmamento e no fortalecimento do setor policial.

Propostas para economia

Fernando Haddad (PT)

Estimular a atividade de consumo, reduzir déficit da dívida pública. Cobrança de imposto apenas para pessoas que recebem mais que cinco salários mínimos.

Jair Bolsonaro (PSL)

Deposita toda a confiança a quem chama “guru”, Paulo Guedes, que defende a simplificação tributária focando em um imposto único federal além da criação de metas no controle fiscal e da inflação.


Fonte:

Deixe seu comentário