Portal da Cidade Brusque

Núcleo de Dirigentes Lojistas de Botuverá realiza encontro de encerramento

Evento foi realizado no Restaurante do Nido e contou com a presença do prefeito Nene Colombi

Publicado em 11/12/2017 às 06:24

Foto: divulgação

O Núcleo de Dirigentes Lojistas de Botuverá (NDL- Botuverá) realizou na noite desta quinta-feira (7), no Restaurante do Nido, uma reunião festiva de encerramento do ano. Participaram do encontro o diretor de Núcleos da CDL Brusque, Fabrício Zen, o coordenador do Núcleo de Empresários de Botuverá, Eduardo Barni, o prefeito do município, José Luiz Colombi (Nene) e os demais associados ao NDL - Botuverá.

“O nosso ano foi bastante produtivo. É claro que houve dificuldade, principalmente pela crise econômica e política que influenciou o nosso comércio local, já que o poder de compra da classe média diminuiu. Mas continuamos firmes e fortes diante dos desafios e traçamos estratégias para melhorar nossos resultados”, explica o coordenador do NDL Botuverá, Anderson Alex Bambinetti.

Uma das atividades desenvolvidas ao longo do ano foram as edições da Super Sexta, com programação especial para quem decidiu prestigiar o comércio. Cursos e treinamentos também foram realizados, além da conquista de uma maior proximidade com o poder público.

“Aumentamos a nossa representatividade e a Câmara de Vereadores elaborou um projeto de lei para regulamentar as feiras itinerantes, que vem para a nossa cidade e prejudicam o comércio local. Além disso, estamos reivindicando a prefeitura uma maior fiscalização da atividade ambulante. Esperamos que, da mesma forma que o comércio precisa se adequar para o trabalho, com laudos do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, o mesmo seja exigido dos ambulantes”, pontua Anderson.

Segundo ele, o comércio em Botuverá corresponde a 1% da economia do município. A riqueza, no entanto, está na história desses empreendimentos, quase sempre herdados de familiares que, há décadas, quando ainda não havia quase nada no local, tiveram a coragem de abrir suas portas para atender a comunidade e encurtar as distâncias.

“Este ano a prefeitura abriu às portas para ouvir nossas reivindicações e, desde então, a nossa parceria tem se mantido forte. Estamos dispostos a contribuir com o município e percebemos que o poder público também está comprometido em resolver os problemas que pontuamos, em um curto intervalo de tempo”, salienta o coordenador.

Para Anderson, a principal conquista do ano foi o convite para o NDL - Botuverá integrar os conselhos municipais e manifestar seu ponto de vista em assuntos importantes como saúde, educação, segurança, entre outros. Na última semana os empresários também participaram do lançamento da Sala do Empreendedor. “Ficamos felizes com esse passo alcançado pelo poder público. Quando a gente fala sobre a necessidade de ter um fiscal na rua não é no sentido de multar, mas de educar. Muitas pessoas ainda trabalham na informalidade porque desconhecem maneiras simples de se formalizar. Quando a pessoa não tem conhecimento é complicado. Temos a certeza que, desses pequenos micro empreendedores individuais podem surgir grandes empresários”, ressalta.

Sobre o ano de 2018, a expectativa do NDL Botuverá é pela continuidade de cursos e formações que melhorem o desempenho do comércio. Além disso, os associados já vislumbram essa ampliação do diálogo com demais associações e a sociedade civil organizada.

Engajamento

O diretor de Núcleos da CDL Brusque, Fabrício Zen, acompanhou a reunião de encerramento do NDL Botuverá. Durante o encontro ele se mostrou satisfeito com as atividades desenvolvidas durante o ano no local. “Tem um grande número de associados e boa participação dos lojistas. Junto ao poder público, principalmente em 2017, fez um excelente trabalho. É um trabalho de formiguinha que, com comprometimento, tem trazido resultados”, afirma Zen.

Hoje, o NDL Botuverá conta com 19 associados e a CDL Brusque oferece suporte para treinamentos, capacitações e lobby político. Graças ao empenho de seus integrantes, uma feira itinerante que estava prevista para ser realizada na cidade acabou suspensa pelo movimento contrário dos empresários.

“Agora o foco se direciona para a atuação dos lojistas nos conselhos municipais, quando a entidade passa a ter voz ativa e participação efetiva nas decisões que afetam a vida dos municípios. Isso é importante”, observa Zen.

De acordo com o prefeito Nene Colombi, é uma honra contar com a presença da NDL Botuverá nos conselhos municipais. “A prefeitura nem sempre fica sabendo de tudo. Quando podemos contar com um olhar de fora as coisas acontecem com mais clareza, a gente acerta mais. Sinto orgulho em poder contar com esse olhar da entidade, que vai servir como orientação e trazer ao Executivo ações mais concretas”, avalia.

Uma das formas que a prefeitura encontrou de incentivar o comércio foi à instituição do transporte público na cidade, ainda na primeira gestão. Neste momento, já se pensa em outro benefício para alavancar as vendas no local, que será discutido em conjunto no próximo ano. “Com uma ação mais direta acreditamos que é possível ajudar o comércio, uma classe tão importante para a nossa economia”, define o prefeito.

União

Há três anos o empresário João Edemar Venzon participa do NDL Botuverá. Para ele, o trabalho em parceria funciona melhor. “Hoje em dia não existe mais concorrência. Todo mundo quer vender e o sol brilha para todos. Por isso, a gente tem que trabalhar unido, na certeza de que todos ganham com essa troca e ajuda comum”, explica.

Para o empresário Sérgio Resini, o NDL Botuverá também é um importante fomentador do seu negócio. “Participo desde a fundação porque sei que conversando com outros lojistas a gente melhora nossas práticas e ainda conquista benefícios para a cidade. Já a CDL Brusque nos auxilia na segurança com consulta de cheques e cobranças”, detalha.

A empresária Elaine Pedrini também participa do Núcleo desde a fundação. “Trocamos experiências com outros sócios e recebemos o suporte da CDL Brusque. Viver do comércio em Botuverá é um desafio, até porque a nossa concorrência está em outro cidade”, finaliza. 

Fonte:

Deixe seu comentário