Portal da Cidade Brusque

Populares lotam Câmara Municipal e movimentam sessão ordinária

Publicado em 16/03/2016 às 06:23

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Brusque realizada nesta terça-feira, 15, foi marcada pela presença em massa de populares. O clima ficou tenso desde as manifestações do domingo, 13. Neste dia, o vereador Valmir Coelho Ludvig (PT) publicou em seu perfil no Facebook, um meme com uma foto de manifestações que pediam o fim da corrupção e a seguinte frase: “se gritar pega ladrão, acaba a manifestação”. O descontentamento com a postagem só cresceu, e a partir de então, o vereador vem pedindo desculpas em seu perfil na rede social.

 

Na pauta da sessão constavam diversos pedidos de cassação do mandato de Ludvig, protocolados por populares. Ivan Roberto Martins, líder do PSD na Casa, destacou que a posição do vereador foi quebra de decoro parlamentar e afirmou que vai votar a favor da cassação do mandato caso o pedido seja aceito. “Jamais vi um vereador ofender a população da forma como Valmir ofendeu”.

Assim que Ludvig subiu na tribuna para se pronunciar, o público começou a se manifestar com gritos, xingamentos e vaias. O presidente da Câmara, Jean Pirola (PP), teve de pedir silêncio diversas vezes e até cogitou retirar um manifestante da sessão. Ludvig, então, até tentou continuar a falar, porém, grande parte do público presente se virou de costas para os vereadores e começou a cantar o hino nacional.

Na sequência o vereador se pronunciou em grande parte do tempo lendo um discurso já preparado anteriormente. Ele destacou que foi massivamente atacado com xingamentos de baixo calão na rede social, e que foi até ameaçado algumas vezes. Ludvig justificou que a postagem no facebook foi direcionada a pessoas que vinham criticando o Partido dos Trabalhadores, e que foi mal interpretado pela posição.

Para evitar tumultos e garantir a segurança de vereadores e populares, policiais militares estiveram em frente ao prédio da Câmara Municipal durante toda a sessão.

Quem colocar no lugar de Dilma?
A vereadores Marli Leandro até elogiou a postura ds manifestações do último domingo. "Foi uma manifestação pacífica, sem quebradeiras". Porém, em seguida criticou que muitos pedem o impeachment da presidente Dilma Roussef, mas não sabem quem colocar no lugar dela. "Aécio está na Lava Jato. Cunha também", disse a vereadora sobre o candidato das últimas eleições presidenciais pelo PSDB, Aécio Neves, e o presidente da Câmara de Deputados Federais, Eduardo Cunha (PMDB). 

O vereador André Rezini rebateu a declaração de Marli, dizendo que "realmente a população ainda não sabe quem colocar no lugar, mas já sabe quem tem que tirar". Outros vereadores também responderam Marli Leandro, e sugeriram nomes que poderiam substituir a presidente como o juiz Sério Moro e o deputado Jair Bolsonaro. 

 

Fonte:

Deixe seu comentário