Portal da Cidade Brusque

Preview de Inverno da AmpeBr recebe visita de comitiva alemã

Grupo da região de Baden-Württemberg conheceu o funcionamento da rodada de negócios da associação e declarou-se impressionado com a estrutura de negócios

Publicado em 05/11/2015 às 05:18

A Preview de Outono Inverno 2016, que iniciou na terça-feira, 3 de novembro, no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque, tornou-se um grande cenário de troca de experiências e informações entre o Brasil e a Alemanha, na manhã desta quarta-feira, 4. Isso porque o evento, realizado pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) recebeu a visita de integrantes da comitiva alemã da região de Baden-Württemberg, que está em Brusque desde a última sexta-feira, 30. 
 
Acompanhados pelo empresário e representante da Badisch-Südbrasilianische 
Gesellschaft e. V. (BSGE) em Santa Catarina, Pedro Schmitt, os visitantes puderam conhecer todo o funcionamento da rodada, desde as peças expostas no showroom, o sistema próprio de pedidos usado no evento, a forma de trabalho integrado, até os boxes onde são feitas as negociações. O grupo também esteve reunido com os diretores da AmpeBr, que esclareceram dúvidas sobre o setor de confecção e sobre os trabalhos realizados há 25 anos pela entidade, as parcerias da AmpeBr com o Sebrae, Senai e demais instituições, além de alguns projetos, como Moda Catarina (em parceria com o Sebrae) e o Centro de Inovação Tecnológica do Governo do Estado, no qual a AmpeBr fez a doação do terreno. 
 
Produtos aprovados
Da mesma forma, os empresários brusquenses trocaram ideias e receberam sugestões dos alemães sobre as melhores formas de realizar parcerias entre as regiões de Brusque e Baden-Württemberg, tanto para a área de tecnologia para as micro e pequenas empresa, como também para a exportação de produtos para a Alemanha. "Pessoalmente, gostei de muitos produtos daqui, inclusive alguns que eu compraria imediatamente. Outros são mais apropriados para o mercado daqui, mas vejo muitas oportunidades de parcerias entre empresas do Brasil e Alemanha. Acho que a AmpeBr tem que pensar em algum produto com características brasileira, que sirva para o mercado alemão, para ter grande sucesso em nosso país", comentou  responsável pelos assuntos do Exterior (América Latina) do Ministério de Finanças e Economia de Baden-Württemberg, Ewald Stirner, que foi um dos que participou da visita.
 
Stirner, assim como demais integrantes do grupo, também se declarou surpreso com o formato e em especial com a organização das rodadas da AmpeBr. "Tenho a certeza que se o setor têxtil trabalha dentro das indústrias com a eficiência que eu vi aqui, chegando à Alemanha vai ter ótimas oportunidades. Adorei esta visita, já estive muitas vezes no Brasil, mas esta foi muito especial, estou levando muitas emoções e boas impressões daqui", completou. 
 
Boas expectativas
Para a diretoria da AmpeBr, que há 25 anos trabalha em prol das micro e pequenas empresas, a avaliação positiva dos alemães sobre as rodadas de negócio promovidas pela entidade foi motivo de orgulho, e a expectativa é que a parceria evolua. "Eles observaram a nossa organização, a forma de trabalho, e ficaram impressionados com o que acontece em Brusque. Deixamos as portas abertas para eles, que também nos proporcionaram a possibilidade de irmos à Alemanha para a troca de experiências, na área de design, e para conhecermos a melhor forma de evoluir para entrar no mercado alemão. Eles saíram daqui satisfeitos e até algumas peças nossas, de mostruários, nós cedemos porque gostaram muito da nossa mercadoria. Além disso, eles viram que nós já temos um bom trabalho com o Moda Catarina, por exemplo, onde muitas empresas já estão com produtos de design especializado e evoluindo. Penso que foi um grande dia, um grande momento e um marco na história na Ampe", avaliou o presidente da entidade e secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque, Luiz Carlos Rosin. 
 
Saiba mais
Além de Stirner, participaram ainda da visita à Preview de Inverno o professor e diretor do Ministério de Finanças e Economia de Baden-Württemberg, Markus Müller; o diretor de Comércio e Exterior da Câmara de Indústria e Comércio de Karlsruhe, Robert W. Huber; o responsável pelo Comércio e Exterior da Câmara de Indústria e Comércio de Karlsruhe, Mischa Groh; e a intérprete Petra Zimmermann. O coordenador Regional do Sebrae/SC da Foz do Itajaí, Alcides Cláudio Sgrott Filho, também acompanhou a visita.  
 
O grupo de alemães faz parte da comitiva de 34 pessoas, representantes de entidades de Karlsruhe e Baden-Württemberg, entre prefeitos, vereadores, integrantes do parlamento distrital,  universidades, entre outros, que estão na cidade para firmar diversos acordos com a região de Brusque, na área ambiental, educacional, entre outros. A viagem teve apoio da BSG e da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), esta presidida por Valdir Riffel. 
O grupo que esteve na Preview de Inverno também deve voltar ao Brasil, no mês de janeiro ou uma semana antes das Olimpíadas de 2016, onde deverão participar de eventos em Santa Catarina.  
 
A rodada
Promovida pela  AmpeBr, em parceria com o Sebrae/SC,  a Preview Outono/Inverno 2016   teve início nesta terça-feira, 3 de novembro, e segue até sexta-feira, 6, no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco). Participam 102 empresas fabricantes de Santa Catarina e mais de 200 compradores de todo o país. Estão sendo esperados para esta rodada 245 compradores, um incremento de 20% com relação a Preview 2014.

Fonte:

Deixe seu comentário