Portal da Cidade Brusque

Sindilojas apresenta Renalegis na Tribuna Livre da Câmara

Iniciativa que visa monitorar os projetos em trâmite no Legislativo brusquense foi abordada durante sessão ordinária de terça-feira (30)

Publicado em 31/05/2017 às 22:24

Foto: divulgação

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba – Sindilojas, Marcelo Gevaerd e o assessor de Relações Institucionais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina – Fecomércio, Elder Arceno, participaram no fim da tarde de terça-feira (30), da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brusque.

No espaço destinado à Tribuna Livre, Gevaerd manifestou o desejo do Sindicato em apresentar oficialmente aos parlamentares, a Rede Nacional de Assessoria Legislativa – Renalegis, que é uma ferramenta que vem sendo adotada pela Fecomércio e visa monitorar os projetos em trâmite no Legislativo. O assessor Elder Arceno foi quem falou aos parlamentares, sobre a proposta.

“Dentro da Confederação Nacional do Comércio – CNC, existe um Fórum que se chama Renalegis, e este abrange todas as federações estaduais e nacionais, entre elas a Fecomércio. Essa rede permite o debate sobre os projetos de lei que tramitam no Legislativo, e avaliar em conjunto com as outras federações, as matérias de maior impacto e importância para o comércio de bens, serviços e turismo a nível de Brasil. Como tudo começa nas Câmaras de Vereadores, é fundamental acompanhar as iniciativas que surgem aqui”, explicou Elder. 

Produtividade

O representante da Fecomércio destacou que Brusque é o 12° município do Estado a ser acompanhado pela Renalegis. “Começamos a analisar os trabalhos da Câmara no final do ano passado e fizemos um balanço das atividades, mapeando os projetos que tiveram impacto positivo para o comércio e também os que tiveram efeito contrário. E neste ano, percebemos até então, que não há muita produção legislativa, mas isso não é ruim, considerando que a produtividade não se mede pela quantidade e sim pela qualidade dos projetos”, salientou.

De acordo com Elder, a proposta é manter um diálogo com a Câmara para mitigar os projetos que sejam negativos e sugerir iniciativas positivas, não só para o comércio, mas para toda a comunidade. “Entre os projetos que vamos querer debater e conversar ao longo do tempo, podemos citar o de zoneamento do uso do solo, o código de obras e de posturas e o Refis. Esse monitoramento da produção legislativa não é necessariamente o que a gente acompanha na imprensa. A relação empresário e Poder Público pode ser diferente do que temos visto ultimamente. Queremos ampliar essa relação e contribuir no que for possível para aumentar a produtividade dos vereadores”, descreveu.

Marcelo Gevaerd observou que ao tomar conhecimento da iniciativa, o Sindilojas solicitou à Fecomércio, para que Brusque também passasse a contar com o monitoramento da Renalegis. “Vemos essa ferramenta como algo muito bom para a cidade, para os vereadores e para a comunidade. Vamos acompanhar os projetos e com certeza, vamos apoiar o que for bom para a cidade”, frisou o presidente do Sindicato, deixando um convite aos parlamentares, para que participem de uma visita à sede da Fecomércio no mês de junho.

Fonte:

Deixe seu comentário