Portal da Cidade Brusque

ELEIÇÕES 2018

TSE exige que Luciano Hang exclua vídeo onde manifesta apoio a Bolsonaro (PSL)

Intimação foi emitida após solicitação da coligação “Para Unir o Brasil” do candidato Geraldo Alckmin (PSDB).

Publicado em 30/08/2018 às 02:46

(Foto: Divulgação)

Intimação emitida pelo TSE a Luciano Hang (Foto: Portal da Cidade Brusque)

No último dia 17 de agosto Luciano Hang, presidente da rede de lojas Havan, publicou um vídeo em sua página no Facebook onde manifestou apoio ao candidato a presidência Jair Bolsonaro (PSL). No vídeo Hang explica os motivos de apoiar o presidenciável criticando alguns oponentes. Isso incomodou o candidato do PSDB Geraldo Alckmin que entrou com um processo para que Hang retirasse de sua rede social a live em que apoia Bolsonaro.

Segundo documento, divulgado pelo empresário em um grupo de debate político, a Coordenadoria de Processamento da Secretaria Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (CITA) solicitou que ele excluísse o vídeo em que apoia Bolsonaro, dentro de dois dias nos termos do artigo 8° da Resolução-TSE n° 23.547/2017.

A ação é movida pela coligação “Para Unir o Brasil” que reúne os partidos: PSDB, DEM, PP, PPS, PR, PRB, PSD, PTB e SDD. O vídeo já foi retirado da página do Fecebook de Luciano Hang. 


Crime Eleitoral?

Segundo regimento da Justiça Eleitoral art. 57-D da Lei nº 9.504, de 1997, “é livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral, por meio da rede mundial de computadores - internet”. 

Ou seja, o eleitor pode se manifestar desde que não seja de forma anônima ou traga fatos mentirosos e caluniosos sobre os candidatos. Além disso, as publicações dos eleitores não podem ser impulsionadas, ou seja, patrocinadas de alguma forma. Isso é de exclusividade de sites oficiais dos candidatos, partidos e coligações.


Fonte:

Deixe seu comentário