Portal da Cidade Brusque

Legislativo

Veto à criação de fraldários gera de debate na Câmara de Vereadores é mantido

Executivo alegou irregularidades na origem do projeto, por possível geração de custos para adaptação das estruturas

Publicado em 23/04/2019 às 07:15

(Foto: Divulgação/Reprodução)

O veto à proposta de criação de fraldários em órgãos públicos foi mantida pelos vereadores na Sessão da Câmara, nesta terça-feira (23). A proposta havia sido vetada pelo prefeito Jonas Paegle e o Executivo chegou a emitir um nota justificativa para a decisão.


No plenários, dois vereadores votaram contrários à indicação do Executivo e 13 foram favoráveis. Claudemir Duarte, o Tuta, foi um dos vereadores que foi contrário ao veto. Além dele, Ana Helena Boss votou contrária, mas não se manifestou sobre o tema.

Entre os favoráveis, Alessandro Simas destacou a importância das estruturas para o uso público, mas reforçou a irregularidade da proposta. O vereador chegou a sugerir que a existência de espaços para receber a estrutura sejam verificados em futuros projetos para prédios públicos. 


Na mesma linha Jean Pirola, reforçou sobre a necessidade de espaços adaptados para receber bem mães e crianças pequenas. “Este projeto, quase que nem precisaria. É uma obrigação”.

Para Celso Emydio da Silva, o embasamento apresentado foi coerente e a decisão de veto corresponde a um direito do prefeito. Opinião semelhante à apresentada por Ivan Martins, que destacou a relevância do debate gerado com a análise da proposta.


Já o Executivo, havia se manifestado ainda na segunda-feira sobre o caso, em nota encaminhada para a imprensa. Pelo entendimento da Procuradoria que houve violação aos princípios da separação, independência e harmonia dos Poderes de Estado.


Leia a íntegra da nota

O veto ao referido projeto de lei se deu após a Procuradoria Geral do Município verificar vício de origem na matéria. Ou seja, a proposta é inconstitucional, haja visto que para o novo serviço funcionar seriam necessários gastos não previstos no orçamento para a formação de uma estrutura física. Ficou comprovado, portanto, que o Legislativo se imiscuiu nas atribuições do Executivo.


Poluição

Durante seu pronunciamento, Paulo Sestrem criticou a falta de fiscalização sobre a poluição no rio Itajaí-Mirim. De acordo com o vereador, os problemas são recorrentes, Segundo ele, mesmo com as denúncias de casos, não há atuação dos fiscais. “Isso acaba deixando em descrédito”


De acordo com ele, os pedidos de atenção com o caso veio de moradores da cidade. “Tem que ser criada uma política pública de fiscalização. Se não houver fiscalização, frequentemente vai acontecer isso.”


Fonte:

Deixe seu comentário